terça-feira, 21 de maio de 2024

João Paulo II: de ativista midiático a Santo milagreiro na devoção da piedade popular

 Osvaldo Meira Trigueiro

(Fotos do acervo pessoal)

Professor Associado aposentado da UFPB. Jornalista Profissional. Membro: Intercom, Rede Folkcom, Comissão Nacional de Folclore, Comissão Paraibana de Folclore/Brasil; Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão/Portugal.



Introdução

Este artigo tem como objetivo divulgar, parcialmente, resultados de uma pesquisa empírica em desenvolvimento, no Santuário de Fátima em Portugal, sobre os ex-votos depositados no grande tocheiro ao lado da Capelinha das Aparições e no monumento ao Papa João Paulo II. Nessa primeira etapa o destaque é para a devoção da piedade popular dos peregrinos de diferentes partes do mundo, que pagam promessas depositando os ex-votos em agradecimento por graças alcançadas com a intercessão do Santo Papa.  

O ex-voto é o pagamento de promessa que faz o devoto a algum santo ou santa em agradecimento de uma graça alcançada por cura de graves enfermidades, pela realização de um bom casamento, por deixar de beber, por passar no concurso público, a conquista de emprego, da casa própria, aquisição de carro, de uma moto, por sair com vida de graves acidentes de trânsito ou de trabalho e de tantas outras conquistas de bens de consumo. O ex-voto é o cumprimento de um contrato de pagamento de promessa entre o devoto e o sagrado por uma graça alcançada. Portanto, o ex-voto é uma negociação contratual entre o devoto e o santo ou santa de sua fé. Albino Lapa, assim define o ex-voto.

Ele é verdadeiramente, sem atavios, o testemunho material, dum grito aflitivo, expedido das profundezas da alma e do coração que foi ouvido na hora própria, em prece recolhida, pela salvação dum ente querido ou de si próprio, num naufrágio, numa guerra, num cativeiro, num mau encontro, etc. – perigos em que angústia, o sofrimento ou a morte estiveram em causa (LAPA, 1967, p. 1).

Também é necessário considerar os seus valores antropológicos, etnográficos, estéticos, como manifestação folclórica e como um veículo de comunicação popular. A prática de ofertar objetos às divindades é uma herança dos povos pagãos vinculada aos cultos naturalistas, principalmente nas mudanças das estações.  Sabe-se que os povos do Mediterrâneo há 3.000 anos A.C. já ofertavam as divindades aninais, troféus conquistados nas guerras por cada vitória. Há vários registros que narram as histórias de soldados que depois de ganhar as batalhas dirigiam-se em cortejos aos altares dos templos para depositar as suas armas como forma de ex-voto em agradecimento por conseguir voltar com vida depois de longas guerras. Essas práticas votivas ao longo dos anos foram incorporadas ao cristianismo que agregam novos significados relacionados aos acontecimentos atuais. Neste ensaio o foco principal são os ex-votos antropomórficos como representações simbólicas do corpo humano inteiro ou parte, que são depositados no monumento a João Paulo II, em agradecimento por sua intercessão pela cura de graves enfermidades (SILVA, 1981).


A aproximação com Fátima

 

Fui pela primeira vez ao Santuário de Fátima em 1986 e são dezenas de visitas nesses quase 40 anos. Rosinha, minha parceira de vida há 45 anos, é do Vilar dos Prazeres uma pequena povoação portuguesa do Concelho de Ourém, fica certa de 14 quilômetros da cidade de Fátima e a sua família tem uma forte ligação com o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

São várias viagens a Portugal, são idas ao Santuário em diferentes estações do ano, principalmente nos dias 13 de cada mês, de maio a outubro, datas das grandes peregrinações, dos importantes acontecimentos no recinto do Santuário e na cidade de Fátima. Não é fácil separar as duas coisas, ora como católico visitante frequentador do Santuário, ora como investigador, mas sempre com a preocupação de manter distanciamento, uma certa neutralidade, entre as observações empíricas para o desenvolvimento da pesquisa sobre os ex-votos como veículo de comunicação popular e a do católico que vai ao Santuário participar das celebrações religiosas com os familiares. Fátima, em Portugal, é considerado um dos maiores Santuários Marianos do Mundo visitado por milhares de peregrinos e turistas de todos os continentes.  

 

João Paulo II: o santo da devoção popular

 

O artigo tem como objetivo mostrar com registros fotográficos os peregrinos que rezam e ofertam ao Santo Papa João Paulo II suas representações simbólicas de pagamento de promessas através dos ex-votos depositados no monumento localizado, estrategicamente próximo à Basílica da Santíssima Trindade e da Cruz Alta. O monumento fica numa das principais entradas de acesso ao recinto do Santuário, por onde passa grande número de pessoas. Com a instalação da estátua do Santo Papa o recinto do Santuário ganhou mais um espaço de orações, de pagamento de promessas e como consequência maior concentração de peregrinos e turistas no entorno da estátua. Nos últimos anos observa-se que um dos lugares mais frequentado no Santuário é a estátua de bronze de João Paulo II, com 3,5 metros de altura de autoria do polonês Czeslaw Dzwiga e inaugurada em outubro de 2007 dois anos depois de sua morte em 2005. Inúmeros peregrinos pagam promessas, depositam ex-votos na base do monumento. Ao depositar o ex-voto no lugar sagrado o peregrino cumpre o compromisso contratual de agradecimento de sua promessa considerada como paga, do desejo alcançado, do pedido da súplica atendida com a intercessão de um santo ou uma santa. O ex-voto é o anúncio do milagre para conhecimento de quem visita os lugares sagrados de romarias. Ou seja, é o desejo do devoto divulgar a graça alcançada, tornar público o pagamento da promessa e transmitir credibilidade com o santo ou santa da sua devoção (TRIGUEIRO, 2006). Quanto mais ex-votos depositados para determinado santo ou santa, maior é a demonstração de graças alcançadas e a fama de milagreiro ou milagreira circula rapidamente nas redes de comunicação popular/alternativa operadas por peregrinos e turistas (BENJAMIM, 2002). Não é mero acaso a procura ao monumento do Papa João Paulo II em Fátima, sua fama de milagreiro espalha-se por várias partes do mundo. No Brasil o “Papa de Fátima” o “Papa Carioca” o “Papa do Povo” o “Papa dos Jovens” o “Papa do Mundo” está entre os santos da devoção da piedade popular. No Santuário de Nosso Senhor do Bonfim na Bahia (BA), no Santuário de Nossa Senhora da Penha em João Pessoa (PB), em tantos outros lugares de romarias encontra-se fotos do Santo Papa na sala dos milagres em agradecimento por graças alcançadas. No Nordeste brasileiro a devoção a João Paulo II é representada nos diferentes lugares de peregrinações com fotos e cartas depositadas nas salas dos milagres. João Paulo II, tem a sua história de vida e morte narrada pelos poetas populares brasileiros em mais de uma dezena de folhetos de cordéis publicados (MELO, 1982; SOUSA, 1984). É desse santo contemporâneo, que morreu em 2005, beatificado pelo seu sucessor Papa Bento XVI em 2011 e em 2014 João Paulo II é canonizado pelo Papa Francisco. Desta forma, este ensaio fotográfico pretende deixar documentada a devoção a João Paulo II no Santuário de Fátima, que tem na sua estátua um local de acolhimento de peregrinos que rezam e pagam promessas.  

Durante os últimos dias, foram muitos os gestos dos peregrinos no Santuário de Fátima junto do monumento a João Paulo II, sinais da devoção ao Papa que o seu sucessor Bento XVI beatifica amanhã, 1 de Maio. Um dos locais centrais desta devoção tem sido o monumento a João Paulo II, inaugurado no adro da Igreja da Santíssima Trindade em Outubro de 2007. Flores, velas, acenos, sorrisos e lágrimas têm sido os sinais de gratidão e de amor manifestados. Em comunhão com os sentimentos dos peregrinos, o Santuário de Fátima procedeu a intervenções naquele local, de forma a assinalar a beatificação daquele que é conhecido como “o Papa de Fátima”. Procurando manter um registo de grande simplicidade, foram colocados junto da escultura uma floreira e um tocheiro. Esta estátua, situada a nordeste da nova igreja, é da autoria do polaco Czeslaw Dzwigaj. É de bronze e mede 3,5 metros de altura. Na base tem inscritas as palavras de João Paulo II, proferidas em Fátima em Maio de 1982: “Vai para a Santíssima Trindade este meu pensamento adorador, explicitado nesta terra abençoada de Fátima: Bendito seja Deus, rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou!” (FÁTIMA, 30/04/2011).

 

João Paulo II, foi eficaz na resolução e mediação de conflitos religiosos e políticos, reafirmando a autoridade papal no contexto mundial, foi polêmico quando tomou decisões que desagradou determinados segmentos progressistas da igreja católica, principalmente os praticantes da Teologia da Libertação. Mesmo assim, com o seu carisma, conquistou o seu espaço como líder religioso e aproximou a igreja aos fiéis devotos do catolicismo popular. João Paulo II foi um Papa polêmico, conservador com relação a igreja e moderno com relação a sociedade midiatizada, participou de importantes transformações políticas e religiosas, que marcaram o curso da história contemporânea na era do mundo globalizado pelos meios de comunicação e da informação. Portando, João Paulo II foi um ativista midiático que operou diferentes canais de comunicação como estratégia de aproximar a igreja, cada vez mais, do povo católico.

 

João Paulo II: O ativista midiático


Com o objetivo de obter êxito nas suas ações durante as viagens pastorais pelo mundo, o Papa João Paulo II, apropriava-se das potencialidades da grande mídia, dos canais de comunicação alternativa/popular e usou, de forma eficaz, a internet no período inicial da sua expansão como sistema de comunicação. Nos diversos percursos pelo mundo João Paulo II saiu da Itália cerca de 104 vezes ao estrangeiro o equivalente a mais de 500 dias fora do Vaticano, visitou cerca de 130 países e fez mais de 140 viagens pelo interior da Itália. No Brasil esteve por três vezes, em 1980, 1991 e 1997 e por onde passava levou milhares de pessoas às ruas.

Ao Santuário de Fátima foi três vezes, 1982, 1991 e 2000, nas duas primeiras como peregrino para agradecer a intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Fátima por salvar a sua vida no atentando de 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro, no Vaticano. Viajou mais de um milhão e 300 mil quilômetros que dariam aproximadamente 29 voltas à terra e percorrer três vezes a distância da terra a lua (CUNHA, p. 69, s.d.). João Paulo II teve um longo papado, de 1978 a 2005, participou das grandes mudanças socioculturais, políticas, dos avanços das tecnologias da comunicação e da informação. Ouviu vários povos, dialogou com representantes de diferentes religiões, como muçulmanos, hindus, ortodoxos, judeus e tantas outras religiões.  Foi um Papa que atuou como ativista midiático que soube usar a mídia operando estratégias que tornariam suas viagens acontecimentos midiáticos. Foi o primeiro papa a se comunicar pelas redes sociais ao inaugurar o site da Santa Sé em 30 de março de 1997 e em 2001 enviando o primeiro e-mail oficial para todos os bispos nas diferentes partes do mundo (SARDELOTTO, 2017, p. 25).  João Paulo II demonstrava humildade ao beijar o chão quando de sua chegada em terras estrangeiras, a capacidade de inventar bordões visuais, usar o humor para arrancar sorrisos do grande público e muitas vezes “fugindo” dos protocolos do Vaticano. Era o Papa que falava para o povo (TRIGUEIRO, 2008, p. 139-162). João Paulo II foi um papa da sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997), um pároco do mundo, soube tirar partido de todos os meios de comunicação social para aproximar a igreja católica dos diferentes povos (PUNTEL, 2019). Assim João Paulo II foi respeitado pelas lideranças mundiais, das diferentes tendencias ideológicas e amado pela maioria do povo católico. 

 A pesquisa empírica no recinto do Santuário e na cidade de Fátima

São anos de pesquisas empíricas, são vários momentos de observações e análises em espaços/tempos diferentes das celebrações religiosas, de outros acontecimentos não religiosos no Santuário e na cidade de Fátima. Não é só o recinto do Santuário que possibilita melhores observações e interpretações das conversas entre os peregrinos, turistas e os habitantes locais. É importante participar, ouvir as conversas nos lugares onde circulam as interações de sociabilidades ativas nas redes de comunicação cotidianas (MARTINHO-BABERO, 1997) e nas redes da folkcomunicação (BELTRÃO, 1980). É nesses lugares de sociabilidades, de interações nas redes de comunicação, principalmente operadas por peregrinos, que contam suas histórias de graças alcançadas, a devoção a Nossa Senhora de Fátima e ao Santo Papa João Paulo II. A circulação das conversas entre peregrinos, fora do recinto do Santuário, auxilia compreender o “tamanho” da fé dos que vão a Fátima para rezar e pagar promessas. São as histórias das curas de enfermidades, por terem saído com vida de graves acidentes, por alcançarem os diferentes desejos, são as mediações dialógicas de interações através das orações, da publicização das graças alcançadas em cada ex-voto depositado no grande tocheiro ao lado da Capelinha das Aparições e no monumento ao Santo Papa João Paulo II. São entrevistas, testemunhos e as conversas entre os conversadores nos diferentes recintos do Santuário e da cidade de Fátima. São conversas que se espalham, principalmente de “boca em boca” nos restaurantes, nos bares, nos cafés, nas lojas de venda de artigos religiosos e em tantos outros lugares. Melhor dizendo, ouvindo, participando dos diálogos, das conversas “jogadas fora” e sem maiores formalidades (TARDE, 1992).

Na pesquisa empírica o trabalho de campo é imprescindível para que o investigador possa compreender, na medida do possível, as relações dos diferentes fenômenos sociais observados, é uma busca persistente para encontrar os melhores caminhos metodológicos e sempre com o cuidado para não cair na vala comum. Nos últimos cinco anos, 2018, 2019, 2022, 2023 e início de 2024 concentrei a pesquisa empírica nas observações e documentação fotográfica dos peregrinos que rezavam e depositavam os ex-votos ao pé da estátua do Santo Papa. No desenvolvimento do estudo empírico o uso da fotografia como ferramenta de pesquisa de campo é de fundamental importância no registro de informações, possibilita documentar e compreender os locais das conversações entre peregrinos, turistas e moradores locais. Possibilita melhor observar as interações de sociabilidades que circulam no campo do senso comum, como lugares de produções dos saberes populares onde, também, se aprende e ensina as práticas da religiosidade da piedade popular. A fotografia como documentação das observações flagradas de um determinado acontecimento, em um determinado tempo, dá suporte para uma melhor análise e interpretação dos dados quantitativos e qualitativos coletados no instante dos fatos narrados e da encenação performática do pagamento de promessas. Aqui, a fotografia compreendida como registro auxiliar do fato, a representação do acontecimento, das experiências culturais e religiosas. O monumento a João Paulo II, a cada ano que passa vem atraindo maiores números de peregrinos que pagam suas promessas e depositam ex-votos de agradecimento pela graça alcançada, o que justifica o seu reconhecimento como milagreiro, como santo popular no Brasil e em Portugal. Ou seja, João Paulo II o “Papa do Povo,” o “Papa dos Jovens” o “Papa de Fátima,” o “Papa de Maria”, o “Papa Carioca”.

Fotos 01 e 02: Fátima/Portugal, um dos maiores Santuários Marianos do Mundo/Altar do Mundo






Fotos 03, 04 e 05: Queima das velas no grande Tocheiro ao lado da Capelinha das Aparições, lugar de pagamento de promessas
 

 


 Fotos 06 e 07: Ex-votos, peregrinos pagam promessas






Fotos 08 e 09: Monumento ao Santo Papa João Paulo II, 
estrategicamente próximo à Basílica da Santíssima Trindade e da Cruz Alta



Fotos 10 e 11: Sala dos milagres/Santuário Senhor do Bonfim, Salvador-BA/Brasil



Fotos 12 e 13: Sala dos milagres, Santuário Nossa Senhora da Penha/João Pessoa-PB/Brasil





Fotos 14,15, 16, 17e 18: Monumento ao Santo Papa, lugar de pagamento de promessas, onde são depositados velas, flores e ex-votos antropomórficos


Foto 19: Aviso aos pagadores de promessas junto ao monumento do Santo Papa João Paulo II





Fotos 20, 21, 22 e 23: Peregrinos rezam e pagam promessas com a intercessão do Santo Papa João Paulo II







Fotos 24, 25, 26, 27 e 28: Monumento do Santo Papa, mais um lugar de oração e pagamento de promessas no Santuário de Fátima/Portugal






Fotos 29, 30 e 31: Ex-votos depositados na estátua de S. João Paulo II em agradecimento por graça alcançada com a sua intercessão






Fotos 32, 33, 34 e 35 : Monumento ao Santo Papa e loja de venda de promessas e artigos religiosos


Referências

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.
BENJAMIN, Roberto. Devoções populares não-canônicas na América Latina: uma proposta de pesquisa. In: VI Congresso Latinoamericano de Ciencias de la Comunicación – ALAIC, 2002.
CUNHA, Secundino. A vida santa de João Paulo II. Portugal: Presselivre, Imprensa Livra AS, s.d.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. 
FÁTIMA, Santuário. Estátua de João Paulo II acolhe a atenção dos peregrinos. Disponível em: < https://www.fatima.pt/pt/news/estatua-joao-paulo-ii-acolhe-atencao-peregrinos>. Acesso em 30 de nov. 2023.
MARTÍN-BABERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFJR, 1998. 
MELO, Veríssimo. A visita do Papa ao Brasil: Através da literatura de cordel. Natal (RN): Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, 1982.
PUNTEL, Joana T. Comunicação: diálogo dos saberes na cultura midiática. São Paulo: Paulinas, 2010. 
SILVA, Maria Augusta Machado da. Ex-votos e orantes no Brasil: leitura museológica. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1981. 
TARDE, Gabriel. A opinião e as massas. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 
TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. Folkcomunicação e ativismo midiático. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 208.
TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. O ex-voto como veículo de comunicação popular. In: Folkcomunicação na área global (org.). SCHMIDT, Cristina. São Paulo: Ductor, 2006.
SARDELOTTE, Moisés. E o verbo se fez rede: religiosidade em construção no ambiente digital. São Paulo: Paulinas, 2017.
LAPA, Albino. Livro de ex-votos portugueses. Lisboa: 1967.



6 comentários:

  1. Excelente texto. Mais uma vez brilhou a pesquisa e visão do Mestre Trigueiro.

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  2. Muito interessante. Parabéns. Estive em Cracóvia.

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  3. Que interessante,Osvaldo
    Conheço este tocheiro e é surpreendente a quantidade dos "ex-votos "que diariamente é ali depositado.
    Abraços
    Lélia Nunes

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  4. Excelente trabalho. Estive em Fátima há 12 anos.
    José Flaminio

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  5. Maravilha, professor!!!
    Obrigada.
    Abraços,
    Zé Justino

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  6. Muito bom! O imaginário incorporado a algo concreto, como o ex-voto, na mediação entre o crente e o divino.
    Estive em Delfos, na Grécia, e fiquei impactada com ex-votos em torno do culto de Apolo, do oráculo.
    Uma de minhas filhas, que viaja muito, fotografou ex-votos na Ásia. Vou ver se acho. Meus arquivos estão uma bagunça...
    De todo modo escrevi também alguma coisa sobre isso no meu blog. Sei que vc o lê, mas vou indicar novamente.
    Abraços,
    Elisabet Moreira

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