sábado, 31 de dezembro de 2022

Quando 2022 passar

vou cuidar da roseira do jardim
que deixei pra lá
vou ler o livro marcado das páginas dezenove até quarenta e sete
que deixei pra lá
vou voltar a abraçar familiares e amigos
que deixei pra lá
vou a padaria comprar o pão da tarde
que deixei pra lá
vou ver filmes no cinema na seção da tarde
que deixei pra lá
vou tomar uma taça de vinho da garrafa
que deixei pra lá
vou tomar chopp no boteco
que deixei pra lá
vou fazer a mega sena na casa lotérica
que deixei pra lá
vou apertar o botão do elevador
que deixei pra lá
vou tomar banho de mar
que deixei pra lá
vou caminhar na praia com Rosinha
que deixei pra lá
no próximo ano vou fazer tudo
ou quase tudo
que deixei pra lá
seja bem vindo dois mil e vinte três
e chegue pra cá

Feliz 2023

OMT/2022 

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Radiotevê: o Rádio aos 100 anos no mundo digital

Uma das grandes revoluções da comunicação mundial foi o surgimento do rádio no início do século 20 com a histórica transmissão em 1901 entre a Europa e os Estados Unidos. Nos anos 30 do século passado o rádio já era um importante veículo de propaganda política usado pelo Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt, por Hitler na Alemanha e por tantos outros. Nos anos 40 e 50 do mesmo século o rádio consolidava-se como importante veículo de comunicação em várias partes do mundo.

A primeira experiência de transmissão radiofônica no Brasil, oficialmente, ocorreu em 1922, nas comemorações do centenário da independência com o pronunciamento do então Presidente Epitácio Pessoa. E hoje, se celebra o bicentenário tendo a cobertura do rádio na era digital.

Mas o professor Moacir Barbosa, da Universidade Federal da Paraíba, importante estudioso desse veículo no Brasil, sempre afirmava que a data da primeira transmissão radiofônica no Brasil, teria sido no Recife em 1919, que originou a Rádio Clube de Pernambuco. “Como se tratou de uma atividade mais tecnológica, os louros foram endereçados para as transmissões das solenidades do centenário da independência, com a aquisição de dois transmissores (tecnologicamente, portanto, o rádio já consolidado) e depois para Roquette Pinto. A diferença está aí: a experiência de Recife foi técnica, enquanto a do centenário foi de broadcast (com uma programação definida). Creio que isso não tira o mérito dos pernambucanos, pois se assim for, a transmissão intercontinental de um tiro de fuzil feito por Marconi (técnica, apenas), não poderia ser considerada a primeira transmissão de rádio. Mas é esse o papel deste importante meio de comunicação, polêmico até nas suas origens” (BARBOSA, 2012).

O Brasil entra, verdadeiramente, na Era do Rádio no período do Estado Novo que vai de 1937 a 1945 quando Getúlio Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda-DIP. Até meados da década de 1960 o rádio viveu o período denominado da Era de Ouro e a partir daí, com o surgimento da televisão é anunciada a morte do rádio para esse novo veículo de comunicação que tinha som e imagem e o rádio seria passado para trás, diziam que não haveria mais espaço para ele.

O rádio recebeu anúncio de morte em diferentes épocas da sua história, sempre sobreviveu e agora está mais vivo do que nunca. Com o surgimento da televisão a Era de Ouro do Rádio passou a ser a era da TV e mais uma vez a morte foi anunciada como quadro irreversível. Era a sua morte cerebral, a sua morte tecnológica, os conteúdos e os profissionais seriam transferidos para o novo veículo de comunicação que empolgava o Brasil. Os anos se passaram e mais uma vez o rádio saiu da UTI.

A chegada da internet populariza ainda mais a televisão, melhor dizendo, a TV digital, a TV móvel se espalha em quase todas as camadas sociais e volta a polêmica sobre a morte do rádio. E o rádio se transforma drasticamente, dá o troco, incorpora as novas tecnologias de comunicação, renova os conteúdos e ressurge como um veículo de comunicação para atender as exigências do mercado de consumo emergente no país e ocupa espaços utilizando outras mídias como telefone celular, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, além da TV.

Ao contrário da visão pessimista de alguns, o que estamos assistindo na atualidade é o surgimento de uma nova Era do Rádio onde as convergências de tecnologias e abrangências de conteúdos transformam o rádio em um veículo também com imagem. Ou seja: “radiotevê”. Melhor dizendo, se nos anos 50 e 60 do século 20 tivemos o aparecimento da “tevêradio”, hoje temos o “radiotevê”, possibilitado por diferentes suportes tecnológicos e permanecendo com toda força na era da imagem e do som digital.

O rádio não só se escuta, também se pode ver, inclusive o nosso programa preferido, em qualquer parte do mundo. É o rádio híbrido com som e imagem navegando na internet e tantos outros suportes midiáticos. O rádio criou novas linguagens para atender os diferentes segmentos da sociedade independente de idade, gênero, classe econômica e cultural.

Não se justifica mais que o apresentador do programa de rádio diga: pena que não seja TV para o ouvinte ver isso ou aquilo. No “radiotevê” a audiência não é mais só de ouvintes, é ao mesmo tempo de ouvintes e telespectadores. Isto é, os constituintes da recepção dos programas radiofônicos não são mais só ouvintes, agora são “teleouvintes”, e realmente é um novo prazer, uma redescoberta ouvir e ver esse rádio que se espalha mundo a fora. O “radiotevê” prolifera nas diferentes redes para atender a sociedade midiatizada e está cada vez mais ao alcance dos ouvintes.

O “radiotevê”, na sociedade atual continua a ser um importante veículo de comunicação porque está ao alcance das diferentes localidades e das diferentes classes sociais desse imenso país.   Portanto, em 2022 o rádio mais forte do que nunca completa 100 anos de vida no Brasil.
Nem Roquete Pinto imaginaria tanto. Agora posso ouvir a Rádio Espinharas de Patos, cidade do sertão da  Paraíba, tanto aqui em João Pessoa como em Portugal, Japão ou na China.

 Dedico este texto ao professor e amigo Moaçir Barbosa (in memória) 


terça-feira, 3 de maio de 2022

Luiz Beltrão: os caminhos cruzados da folkcomunicação e a Missão Mário de Andrade de 1938 na Paraíba

Este artigo, publicado na Revista Estação Folclore, da Comissão Sul-Matogrossense de Folclore, tem como objetivo fazer uma análise, mesmo que exploratória, da importância que foi a Missão Mário de Andrade de 1938 nos estados da Paraíba e Pernambuco para Luiz Beltrão formular a Teoria da Folkcomunicação.

Os caminhos cruzados de Luiz Beltrão e Luiz Saia foram encontros fundamentais nos estudos iniciais sobre os ex-votos ancorados em Alceu Maynard Araújo e Luiz da Câmara Cascudo. Como referência as citações sobre a importância do cruzeiro de acontecido e a capelinha da Cruz da Menina na cidade de Patos na Paraíba visitada por Saia em 1938 e Luiz Beltrão em 1976. 

Como nasci em Patos, a história da Cruz da Menina sempre fez parte do meu imaginário religioso e cultural desde a infância aos dias atuais. Eram frequentes, na casa dos meus pais e da minha avó materna, as narrativas das histórias de curas das mais diferentes doenças, dos mais variados desejos alcançados por parentes, conhecidos e até de romeiros de fora da freguesia. São incontáveis os fatos narrados através dos ex-votos depositados na sala dos milagres na Cruz da Menina.


Acesse a Revista Estação Folclore e leia o artigo completo.