terça-feira, 3 de maio de 2022

Luiz Beltrão: os caminhos cruzados da folkcomunicação e a Missão Mário de Andrade de 1938 na Paraíba

Este artigo, publicado na Revista Estação Folclore, da Comissão Sul-Matogrossense de Folclore, tem como objetivo fazer uma análise, mesmo que exploratória, da importância que foi a Missão Mário de Andrade de 1938 nos estados da Paraíba e Pernambuco para Luiz Beltrão formular a Teoria da Folkcomunicação.

Os caminhos cruzados de Luiz Beltrão e Luiz Saia foram encontros fundamentais nos estudos iniciais sobre os ex-votos ancorados em Alceu Maynard Araújo e Luiz da Câmara Cascudo. Como referência as citações sobre a importância do cruzeiro de acontecido e a capelinha da Cruz da Menina na cidade de Patos na Paraíba visitada por Saia em 1938 e Luiz Beltrão em 1976. 

Como nasci em Patos, a história da Cruz da Menina sempre fez parte do meu imaginário religioso e cultural desde a infância aos dias atuais. Eram frequentes, na casa dos meus pais e da minha avó materna, as narrativas das histórias de curas das mais diferentes doenças, dos mais variados desejos alcançados por parentes, conhecidos e até de romeiros de fora da freguesia. São incontáveis os fatos narrados através dos ex-votos depositados na sala dos milagres na Cruz da Menina.


Acesse a Revista Estação Folclore e leia o artigo completo. 

3 comentários:

  1. Oi, Osvaldo.
    Bom dia.
    É sempre muito prazeroso ler seus comunicados. Pois, quando chegam, abro de imediato.
    Sem dúvida, a célebre Missão de Mário de Andrade foi de grande repercussão nos meios intelectuais.
    Quanto a Luís Saia, o conheci há muitos e muitos anos, numa ocasião, em um domingo que já vai muito longe, em passeio com meus pais e irmãos, fomos visitar uma igreja antiga e histórica em processo de restauração, em Embu, nas imediações de São Paulo. Pois, lá estava Saia, responsável pela obra, alojado em um canto das dependências da igreja. Meu irmão mais velho Carlos o conhecia das rodas de arquitetos, visto ser um deles, apaixonado pela história dos edifícios antigos, sobretudo igrejas e, hoje, professor aposentado da USP e autor de diversos livros.
    Seus escritos me levam sempre a voltar no tempo e recordar alguma história vivida e guardada na minha caixa de memórias.
    Um abração meu e de Mário para você e Rosinha.
    Maria Thereza
    Abração muito grande para você.
    Maria Thereza.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Paguei muita promessa na Cruz da Menina. Minha tia Amélia, fazia a promessa para eu passar de ano no Colégio Diocesano de Patos. Levava um caderno ou livro como voto da promessa. Muita fé e devoção

    ResponderExcluir
  3. Prezado Osvaldo.
    Espero que você esteja bem. Obrigado por enviar as informações sobre a revista Estação Folclore, para mim é muito útil incorporar os artigos da revista como bibliografia no curso que ministro na faculdade.
    Mantemos contato
    Um prazer ler seu blog.
    Abraços

    Ana Dupey

    ResponderExcluir