sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O dia do professor e a federalização do ensino básico


Jesus, Maria e José!!!
Quase me passou despercebido que o dia 15 de outubro é o dia do professor, é feriado escolar, até porque na mesma data se comemora, também, o dia do comerciário e aí realmente para quase tudo: shopping, as lojas de grandes e pequenos negócios, supermercados, etc. A convergência das duas celebrações com o comércio e a escola fechada fica parecendo com o feriado da Sexta-Feira Santa, ou seja, quase tudo parado. Mas, não sei por que só vinha na minha cabeça o feriado do comerciário e logo eu um professor aposentado com mais de 30 anos de atividade na universidade quase esqueci o dia do professor.
Mas, foi o pronunciamento do senador Cristovam Buarque na tribuna do Senado que me fez lembrar o dia do professor. O senador falou mais para os telespectadores da TV Senado do que para os seus pares, mas falou com toda a convicção do seu projeto de federalização do ensino básico, na melhoria salarial e das condições de trabalho do professor. No seu pronunciamento o professor e senador fez comparações do ensino no Brasil com outros países de economia e renda próximas ou mesmo inferiores a nossa, mas que destinam mais recursos e melhores políticas de ensino/educação.
O projeto de lei do senador, o PLS 320/08, que tramita na Comissão de Educação do Senado prevê a criação da Carreira Nacional do Magistério e o salário de nove mil reais para professores e aumento de gastos por aluno. É sem dúvida um projeto importante para a melhoria quantitativa e qualitativa da educação do Brasil e que prevê ao longo de 20 anos uma verdadeira revolução civilizatória do país.
Jesus, Maria e José, se não fosse esse pronunciamento do professor senador teria esquecido do dia da minha categoria! 

2 comentários:

  1. Osvaldo,
    A cada dia o tempo corre e engole até as nossas lembranças. Vai piorar! Virá mais ocupações inúteis para preencher a gana de quem ganha com isso. Sei que não devemos perder nossos sonhos, mas sonhar neste planeta já parece-me jogar letras vivas em folhas mortas. Cristovam continuará pregando para o deserto.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Trigueiro

    Quando estamos dentro d'água, esquecemos que estamos molhados.. Eu
    assisti à manifestação do Senador. Aliás foi sempre a tecla dele o problema
    da valorização do professor como forma de melhorar e mesmo otimizar a
    educação como forma do desenvolvimento do Brasil
    Um grande abraço.
    Braulio.

    ResponderExcluir