sábado, 24 de dezembro de 2011

Então é Natal!

Mello Morais Filho, no seu livro Festa e Tradições Populares do Brasil, conta que o Presépio na forma de representação do nascimento de Jesus foi criado por São Francisco de Assis em Grécio no ano de 1223. No século XVI iniciam-se as dramatizações em torno dos presépios com dança e cantos populares em louvor a chegada do filho de Deus e assim se propagou pelo mundo cristão.

Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, referindo-se ao presépio aqui no Brasil afirma que o Padre Fernão Cardim ao descrever os festejos natalinos de 1583 chama atenção pela importante participação popular. Em frente aos presépios os cantos e danças de adoração apropriados as festas natalinas decorriam desde a noite do Natal até o dia de Reis, conquistando, cada vez mais, a população brasileira e tornando, ainda hoje, a festa uma das mais significativas do nosso  tradicional calendário religioso popular. Essas manifestações folclóricas tão remotas deram formas e sentidos a danças e folguedos como a lapinha, o pastoril, a nau-catarineta, cavalo-marinho, bois-de-reis e tantas outras atividades culturais que se incorporam aos contextos regionais e locais.  

Na cidade de Olinda, estado de Pernambuco, é provável que o primeiro presépio tenha sido montado em 1635 pelo também franciscano Frei Gaspar de Santo Agostinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário