quarta-feira, 14 de abril de 2021

A Cata das Promessas: o ex-voto como veículo folkcomunicacional

 (História pra contar )


Parque Religioso Cruz da Menina


Perto a cidade de Patos

existe uma romaria

chamada Cruz da Menina

que vem gente todo dia

conhecer, pagar promessa

de fora e da freguesia.

(Antônio Américo de Medeiros, poeta popular)



Narro agora uma breve história da minha ligação religiosa e especialmente como pesquisador da Rede Folkcom – Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação.

A história da Cruz da Menina sempre fez parte do meu imaginário religioso e cultural desde a infância aos dias atuais. Eram frequentes, na casa dos meus pais e da minha avó materna, as narrativas das histórias de curas das mais diferentes doenças, dos mais variados desejos alcançados por parentes, conhecidos e até de romeiros de fora da freguesia. São incontáveis os fatos narrados através dos ex-votos depositados nas duas salas dos milagres na Cruz da Menina.

Visitei inúmeras vezes o Parque Religioso da Cruz da Menina, que está localizado no município de Patos, cidade onde nasci, ás margens da BR 230 e cerca de 300 km de João Pessoa, a capital do Estado da Paraíba/Brasil, por acreditar no poder de cura da Francisca, da fama de milagreira, mas também por ser um lugar agradável para o descanso na caminhada da casa dos meus pais da Rua Pedro Firmino, no centro de Patos, até ao sítio da minha família que ficava próximo da fazenda Trapiá e da capelinha com a imagem de Francisca a menina milagreira. Em Campo Alegre vivi períodos felizes da infância e parte da minha adolescência, onde ouvi relatos dos romeiros que por lá passavam rumo à Cruz da Menina, seguindo a linha do trem vindo de vários outros sítios da redondeza. E ao longo dos anos fui construindo uma memória sociocultural deste lugar considerado sagrado pela devoção do catolicismo popular.

A minha ligação com a Cruz da Menina continua forte por dois aspectos, o primeiro por ser um lugar místico e cheio de boas energias para quem acredita e eu continuo acreditando nos milagres da Francisca, o segundo por ser um lugar de memórias, de testemunhos deixados pelos peregrinos nas salas dos milagres que através dos ex-votos narram diferentes acontecimentos e anunciam as graças alcançadas. 

Portanto, neste artigo abordo a importância dos ex-votos como expressão de fé depositados nos lugares de agradecimentos por graças alcançadas e principalmente como narrativa dos acontecimentos que levaram os romeiros a pagarem promessas aos santos e santas de suas devoções.

Ex-votos Cruz da Menina
Foto do acervo pessoal

Não é meu objetivo aqui enfocar a história trágica da morte da menina Francisca e sim fazer uma breve análise da importância da Cruz da Menina ao iniciar os meus estudos sobre o ex-voto como veículo de comunicação popular no campo de pesquisa na folkcomunicação, iniciados nos anos 70 do século passado e continuam porque as “promessas” deixadas nas salas dos milagres são fontes inesgotáveis de informações e estão em constantes processos de atualização. Nesses anos todos tenho cruzado vários caminhos rumo aos santuários, aos lugares de peregrinações populares catando ex-votos em diferentes regiões do Brasil e até em outros países, mas é aqui no Nordeste, onde estão as mais significativas observações etnográficas e empíricas para melhor compreender a importância desses objetos como patrimônio cultural material, imaterial e principalmente como veículo de comunicação popular e da  folkcomunicação.    

Sem dúvida, tudo começa com essa forte ligação que tenho com a Cruz da Menina e especialmente com a sala dos milagres, a exemplo do que afirma o poeta popular Antônio Américo: O quartinho dos milagres/é todo cheio de curas/mostrando grandes doenças/de diversas criaturas/dos aleijados que sofriam/vão deixar lá as molduras.

A Cruz da Menina: o início dos estudos dos ex-votos

Pq Religioso Cruz da Menina-Patos/PB
Foto do acervo pessoal
Foi em 1973 que a Cruz da Menina passou a ter maior importância na minha vida não só como um lugar religioso, mas como fonte de estudo para as minhas pesquisas na área da folkcomunicação e da cultura popular, tendo como ponto de partida os ex-votos como veículos de comunicação popular. Nessa época iniciava as minhas pesquisas como estagiário do professor Roberto Benjamim no curso de jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP (1970 -1975) e em uma das várias viagens de estudo à cidade de Pombal, onde realizávamos observações etnográficas sobre a Festa do Rosário e dos grupos folclóricos locais – Congos, Reisados e Pontões – com o objetivo de documentar as manifestações culturais tradicionais daquela cidade, aproveitei a passagem por Patos, que fica a cerca de 70 km antes do nosso destino, a cidade de Pombal, convidei o professor Roberto Benjamin para conhecer a Cruz da Menina. Encontramos a sala dos milagres cheia de ex-votos e até então eu não tinha a real dimensão da importância que aquelas peças teriam para os estudos e para as pesquisas no campo da comunicação social, da cultura popular e posteriormente da folkcomunicação.

Ex-votos
Foto do acervo pessoal
O professor Benjamim chamou atenção da quantidade e da qualidade dos ex-votos da Cruz da Menina, que poderiam ser uma referência para a pesquisa que planejávamos realizar. Retornando ao Recife, orientado pelo professor, fiz várias leituras sobre os ex-votos como expressão religiosa e artístico-cultural. Fiquei impressionado com a importância das “promessas”, assim denominados popularmente os ex-votos, para os estudos e as interpretações no campo de pesquisa das ciências da comunicação. Mas foi lendo o artigo de Luiz Beltrão, publicado em 1965 sobre O ex-voto como veículo jornalístico – na revista Comunicação & Problemas, que realmente surgiram as minhas primeiras reflexões para melhor compreender o novo modelo de comunicação vinculado às manifestações folclóricas que emergiam no campo da pesquisa inserida no contexto histórico sociocultural brasileiro e especialmente nordestino. Era, sem dúvida, o surgimento de uma teoria inovadora das ciências da comunicação e que tinha como objetivo estudar os diferentes aspectos socioculturais brasileiros. 

O professor pernambucano Luiz Beltrão explica e classifica a existência de outras categorias de comunicação jornalística além das vigentes na época, jornalismo informativo, jornalismo opinativo, como manifestações de comunicação de caráter popular: informação oral, informação escrita e informação opinativa difundidas por meios de comunicação do próprio povo e que têm uma vinculação direta entre o folclore e a comunicação popular e que mais adiante viria a se chamar Folkcomunicação. É daí que vem o conceito desse novo modelo de comunicação assim definido: Folkcomunicação é, assim, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, ideias e atitudes da massa, através de agentes de opiniões e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore (BELTRÃO, 2002, p. 79). O artigo de 1965 sobre ex-voto foi o ponto de partida para a formulação da teoria da folkcomunicação desenvolvida por Luiz Beltrão e base fundamental para os meus estudos.

Cruzeiro do Pq Religioso C. da Menina
Foto do acervo pessoal
No artigo sobre ex-votos, Luiz Beltrão citando Luís Saia (1944) chama atenção para a existência em Patos na Paraíba de um cruzeiro de acontecido denominado de Cruzeiro da Menina. Os cruzeiros de acontecido eram erguidos em locais onde quase sempre tinha ocorrido uma tragédia, uma situação dramática como aconteceu com a menina Francisca. Luiz Beltrão não conhecia a Cruz da Menina, mas era fonte de referência dos seus estudos sobre ex-votos. Em 1974 conheci o professor Luiz Beltrão na cidade do Recife e, como ele sabia que eu era de Patos, conversamos diversas vezes sobre a Cruz da Menina e também da famosa cantoria de Inácio da Catingueira com Romano de Mãe D’Água, realizada na cidade de Patos em 1870 e que teve uma das versões publicada em 1903 por Rodrigues de Carvalho na primeira edição do seu livro Cancioneiro do Norte. 

Antiga Sala dos Milagres-Cruz da Menina
Foto do acervo pessoal
Em outubro de 1976 no período da Festa do Rosário a cidade de Pombal foi sede do I Encontro de Folclore da Paraíba organizado pela UFPB/PRAC/COEX e, então, como coordenador do evento, convidei o professor Luiz Beltrão para ser um dos expositores do encontro. Ele aceitou e pediu para visitar a Cruz da Menina quando da passagem por Patos. Na ida de João Pessoa para Pombal, numa Kombi, paramos na Cruz da Menina para uma visita e mesmo sendo rápida ele conheceu a capela e a sala das promessas. Nessa visita estávamos eu (Diretor da Divisão de Folclore/COEX/PRAC/UFPB), Luiz Beltrão (professor e jornalista), Roberto Benjamim (professor e Coordenador do Curso de Jornalismo da UNICAP), Altimar Pimentel (professor, teatrólogo e escritor) e Braulio Nascimento (Diretor da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro CNDFB/FURNATE/MEC). Todos ficaram impressionados com os ex-votos depositados na pequena sala das promessas da Cruz da Menina. Luiz Beltrão e Bráulio do Nascimento chamavam atenção para a importância de preservar parte do acervo de ex-votos da Cruz da Menina para os futuros estudos e que aquele local deveria ser um centro de referência da religiosidade popular. O doutor Bráulio voltaria mais duas vezes a Patos, assim como o professor Roberto Benjamin, em 1977 para o I Simpósio de Artesanato da Paraíba e em 1979 para o II Encontro de Folclore da Paraíba realizado simultaneamente nas cidades de Patos e Catingueira para lembrar o centenário da morte de Inácio da Catingueira e, em todas essas ocasiões, visitamos a Cruz da Menina. Na visita, em novembro de 1979, com a presença de professores, pesquisadores do folclore e da cultura popular, do prefeito de Patos Edmilson Mota e da secretaria municipal de educação professora Marlene Cesar, ficou estabelecido que seria estudada a possibilidade de transformar a Cruz da Menina num centro religioso popular e criar o museu dos ex-votos. O tempo passou e atualmente existe o Parque Religioso Cruz da Menina.  
A cata das promessas

Ex-votos do acervo pessoal
Sempre que eu estava em Patos ia com frequência à Cruz da Menina e quando possível. conversava com dona Odília Bezerra a zeladora da capela e da sala das promessas e ouvia longas histórias que ela contava sobre a cura das mais diferentes doenças e de tantas outras graças alcançadas. Falávamos também dos hábitos e costumes dos romeiros que vinham de várias localidades pagar promessas ou apenas visitar quando de passagem para Juazeiro do Norte/CE rumo ao Santuário de Padre Cicero.

Em 1977, num final de tarde chegando lá para mais uma visita, já como Diretor da Divisão de Folclore da Coordenação de Extensão-UFPB/PRAC/COEX, e com a intenção de recolher algumas peças para o projeto de estudos sobre os ex-votos que estávamos desenvolvendo, precisei de um certo tempo para enfrentar o receio ou mesmo o respeito que tinha em recolher as peças deixadas pelos devotos na Cruz da Menina

Ex-votos-Cruz da Menina
Foto do acervo pessoal
Quero dizer que em outras localidades já tinha recolhido ex-votos em salas das promessas, em cruzes de beira de estada e cemitérios, mas faltava tomar a decisão de recolher ex-votos na Cruz da Menina. Não foi uma tarefa fácil porque existia o lado religioso e do outro o pesquisador quando inesperadamente surgiu a grande oportunidade: cheguei á Cruz da Menina e para minha surpresa encontrei dona Odília arrumando centenas de peças de ex-votos para queimar na fogueira por falta de espaço na pequena sala das promessas. Solicitei permissão para ficar com alguns ex-votos e ela, admirada, perguntou para quê queria ficar com “aquilo”, fiz uma breve explicação e ela permitiu a retirada de uma quantidade significativa de ex-votos que assim foram preservados de serem queimados na fogueira. E foi nessa visita que tudo mudou. Todas as vezes que ia á Cruz da Menina conseguia ex-votos e assim fui organizando um importante acervo de peças. 

Ex-voto-Cruz da Menina
Do acervo pessoal
O acervo recolhido foi levado para COEX/PRAC/UFPB onde foi cadastrado e classificado, na sua maioria eram peças de madeira e de barro, feitas artesanalmente representativas de partes de membros e órgãos humanos (antropomorfos), de animais (zoomorfos) em menor quantidade e outros tantos eram fotografias, bilhetes, cartas e cadernos escolares (discursivos). As peças de ex-votos no monte para serem queimadas ou as que estavam na sala das promessas da Cruz da Menina eram representações simbólicas das doenças curadas na cabeça, nos braços e mãos, nas pernas e pés, no coração e seios, nos animais curados das enfermidades ou os perdidos e achados, as fotografias como registros visuais, os bilhetes, as cartas que narram os acontecimentos, os cadernos escolares por agradecimento pela passagem de ano letivo, e, já não tinham mais sentido para os pagadores de promessas que depois de depositarem na sala os ex-votos os romeiros retornavam às suas localidades. 

Portanto, a promessa estava cumprida e o agradecimento à menina Francisca estava feito, o objeto tinha sido deixado para trás e dona Odília necessitava de novos espaços na sala das promessas e assim era feito e assim foi organizado um acervo importante como referência para os diferentes estudos e pesquisas.

Ex-votos na Cruz da Menina
Foto do acervo pessoal
Em maio do mesmo ano (1977) o acervo recolhido na Cruz da Menina foi exposto numa grande exposição no hall da reitoria da Universidade Federal da Paraíba/UFPB que era ainda no prédio da Avenida Getúlio Vargas e próximo ao Parque Sólon de Lucena no centro de João Pessoa. A exposição realizada pela UFPB/PRAC/COEX e com o apoio da CNDFB/FUANRTE/MEC teve importante repercussão no meio cultural e na imprensa paraibana. Como parte do programa foi realizado um seminário sobre a importância do ex-voto na cultura brasileira e na religiosidade do catolicismo popular. A exposição e o seminário sobre o ex-voto deram início a uma aproximação da academia no campo de pesquisa e documentação das manifestações folclóricas e populares na Paraíba e a UFPB foi pioneira neste sentido. 

Duas importantes coleções de ex-votos recolhidos na Cruz da Menina, de 1977 até 1982 quando fiz a última coleta, atualmente fazem parte do acervo do NUPPO – Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular/PRAC/COEX/UFPB e do acervo do Museu do Folclore Edison Carneiro do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/CNFCP no Rio de Janeiro (http://www.cnfcp.gov.br/) e, na minha coleção tenho algumas peças de ex-votos também da Cruz da Menina.

Não foi uma tarefa fácil incluir na academia os estudos e as pesquisas do folclore e da cultura popular em meados dos anos 70 do século passado, estávamos entre a cruz e a espada, de um lado os folcloristas tradicionais que não aceitavam os processos de atualização – as inovações culturais – das manifestações folclóricas e populares com os avanços das novas tecnologias e dos meios de comunicação social, principalmente da televisão que avançava por quase todo território nacional e com forte influência nos hábitos e costumes dos brasileiros, inclusive nas manifestações culturais tradicionais. Por outro lado, determinados segmentos da academia achavam inadequado os estudos e as pesquisas do folclore e da cultura popular no âmbito das universidades. Mas um grupo de professores, de pesquisadores, de técnicos e de servidores da UFPB seguiu em frente ultrapassando grandes obstáculos e em 1978 fundaram o NUPPO –Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular que atualmente é uma das referências na UFPB nos estudos e nas pesquisas do folclore e da cultura popular (https://www.ufpb.br/nuppo).

 O ex-voto como veículo folkcomunicacional: uma breve análise

Sala dos Milagres-Cruz da Menina
Foto do acervo pessoal

As festas religiosas sagradas e profanas, as romarias e os lugares de pagamentos de promessas estão sempre presentes nas minhas pesquisas no campo da folkcomunicação e como não poderia deixar de ser os ex-votos como fonte de informação dos anúncios das promessas. Na atualidade os estudo e as pesquisas dos ex-votos na folkcomunicação ampliaram os campos de observações e análises com o objetivo de compreender essa zona hibrida entre as manifestações religiosas populares do pagamento de promessas com os ex-votos tradicionais e o pagamento de promessas com os ex-votos através de ferramentas midiáticas. Portanto, os ex-votos não são apenas representações simbólicas nas esculturas populares de madeira e de barro, como era antigamente a predominância nas salas das promessas, na atualidade as peças industrializadas de parafina, as fotos das câmeras digitais, CDs, DVDs, Pen Drives e velas eletrônicas estão espalhados pelas salas de promessas e não seria diferente na Cruz da Menina.

Com a globalização do mundo contemporâneo, ao invés da tão propagada homogeneização cultural, do desaparecimento das culturas locais, o que estamos vendo é uma nova ressignificação das manifestações locais e consequentemente do nosso folclore, das culturas populares. Um exemplo dessas novas clivagens é o aparecimento das diversidades folkcomunicacionais, da milenar manifestação religiosa dos ex-votos em santuários, capelas, grutas, cemitérios, cruzes de beiras de estadas, cruzeiros nos altos dos morros e em tantos outros lugares de romarias que se espalham em áreas urbanas e rurais de todas as regiões do país.

Ex-votos, fitas
Foto do acervo pessoal

Em dezembro de 2019 quando voltei ao Parque Cruz da Menina constatei que essa zona híbrida dos ex-votos tradicionais e os ex-votos midiáticos, os fabricados em série, estão juntos depositados nas duas salas das promessas, assim como as fitas estilo Nosso Senhor do Bom Fim, uma tradição marcante do povo baiano, estão também penduradas em diferentes lugares na Cruz da Menina. 

Na sala dos milagres a lógica semântica é construída pelos peregrinos, é um espaço quase sempre anexo ao santuário onde o pagador de promessa tem toda a liberdade de expressão. É o lugar onde são depositadas as promessas, os milagres representativos dos desejos dos devotos em relação ao santo ou santa de sua devoção. São práticas religiosas, que em determinadas ocasiões, transcendem as classes sociais onde encontramos agradecimentos de poderosos e ricos ao lado das graças recebidas também pelos marginalizados socialmente.  

Portanto, ainda alimento a esperança de que o Parque Religioso Cruz da Menina se fortaleça como mais um importante destino de romaria e o museu dos ex-votos como um centro de referência documental das histórias narradas através dos diferentes ex-votos ali deixados.


Este artigo foi originalmente publicado na Revista nº 8 do Instituto Histórico e Geográfico de Patos, edição de dezembro de 2020.


Referências

BENJAMIN, Roberto. devoções populares não-canônicas na América Latina: uma proposta de pesquisa. In: VI Congreso Latinoamericano de Ciencias de la Comunicación – ALAIC 2002. Santa Cruz de la Sierra, Bolivia, 2002.

BELTRÃO, Luiz. O ex-voto como veículo jornalístico. In: Comunicações e Problemas. Recife: ICINFORM/Universidade Católica de Pernambuco, n. 1, 1965. 72 p.

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressões de ideia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

MARTINS, J; TRIGUEIRO, O. O ex-voto: documento de fé no Santuário de Nossa Senhora da Penha. Cláudio A. de Oliveira, Clarisse Prêtre (organizadores). Se eu quiser falar com Deus: histórias e lugares dos ex-votos. Curitiba, PR: CRV, 2018. 

MEDEIROS, Antônio Américo. Cruz da Menina: história completa.

TIGUEIRO, Osvaldo Meira. O ex-voto como veículo de comunicação popular. In:

Folkcomunicação na arena global: avanços teóricos e metodológicos/Cristina Shmidt (organizadora). São Paulo: Ductor, 2006.

TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. A cata das promessas: o ex-voto como veículo folkcomunicacional. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Patos. Patos – PB, v. 8l, n.8, dez. 2020.

SAIA, Luiz. Escultura popular brasileira. São Paulo: Gazeta, 1944. 


7 comentários:

  1. Osvaldo
    Muito importantes esses artigos sobre folkcomunicação, parabéns pelo trabalho constante.
    Não sou crente, mas acho muito intrigante os relatos de graças alcançadas, ex-votos e essas manifestações de fé. Que força incrível tem a mente humana em sua vontade suprema, por outro lado, quanto mistério foge ao nosso poder de compreensão.
    Abraço, Henrique

    ResponderExcluir
  2. Osvaldo, belo texto sobre a Paraíba.
    Você esteve lá a tempo de salvar alguns
    daqueles ex-votos.
    O milagre do pesquisador.
    Parabéns e obrigado por enviar.

    Yuji

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigo Osvaldo, nós tivemos nossa infância marcada e acompanhada pela religiosidade, pela fé e pelas crenças populares. A Cruz da Menina nos acompanhou e, nós católicos fervorosos, acopanhamos a Cruz da Menina. Parabéns pelo trabalho minucioso, artístico e cultural, que é a sua marca registrada.

    ResponderExcluir
  4. O pesquisador e o afeto... linguagens que dialogam. O imaginário da fé concretizado nesta troca.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo resgate das tradicionais crenças do nosso povo não só a cruz da menina como a do importante Inácio da da catingueira,escravo de Manuel Luiz e cantador de primeira como romano da mãe d'água

    ResponderExcluir
  6. Osvaldo, seu trabalho como pesquisador comprometido com as manifestações da cultura popular é notável. Que enorme contribuição você nos oferece ao preservar peças ex-votivas, recuperar memórias e registrar histórias. Parabéns pelo esforço incansável de articular o saber popular e o saber acadêmico. Karina

    ResponderExcluir
  7. Olá meu amigo Trigueiro. Como é bom ler você. Quero que saibas que utilizamos suas publicações junto aos nossos estudantes do Grupo de Estudos em Cultura Folclórica Aplicada e também nos estudos da disciplina Matrizes estéticas tradicionais na docência em Arte e na criação artística do nosso PPGArtes. Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir