Este artigo, publicado na Revista Estação Folclore, da Comissão Sul-Matogrossense de Folclore, tem como objetivo fazer uma análise, mesmo que exploratória, da importância que foi a Missão Mário de Andrade de 1938 nos estados da Paraíba e Pernambuco para Luiz Beltrão formular a Teoria da Folkcomunicação.
Os caminhos cruzados de Luiz Beltrão e Luiz Saia foram encontros fundamentais nos estudos iniciais sobre os ex-votos ancorados em Alceu Maynard Araújo e Luiz da Câmara Cascudo. Como referência as citações sobre a importância do cruzeiro de acontecido e a capelinha da Cruz da Menina na cidade de Patos na Paraíba visitada por Saia em 1938 e Luiz Beltrão em 1976.
Como nasci em Patos, a história da Cruz da Menina sempre fez parte do meu imaginário religioso e cultural desde a infância aos dias atuais. Eram frequentes, na casa dos meus pais e da minha avó materna, as narrativas das histórias de curas das mais diferentes doenças, dos mais variados desejos alcançados por parentes, conhecidos e até de romeiros de fora da freguesia. São incontáveis os fatos narrados através dos ex-votos depositados na sala dos milagres na Cruz da Menina.