domingo, 22 de maio de 2011

Casa 110 da Rua do Cinema*



Esse era o endereço da casa onde nasci e vivi por muito tempo na cidade de Patos, Rua Pedro Firmino 110, a rua do cinema. A nossa casa ficava quase em frente ao Cine Eldorado de seu Agripino e Joaquim Araújo. Era a calçada e a escadaria do Cinema um dos pontos dos nossos encontros para as brincadeiras de criança e na adolescência para paquerar as alunas do Colégio Cristo Rei, que após as aulas desfilavam, em roupas de normalista, até ao cinema com o pretexto de olhar os cartazes dos filmes da semana. A escadaria do Eldorado e o passeio nas noites de domingo na rua do cinema era um território livre para a sociabilidade da juventude patoense nos anos 50 e 60 do século passado. Ali que se iniciavam os namoros, os rapazes enfileirados de um lado e do outro da rua e as moças desfilando entre o corredor humano se exibindo como se fosse uma passarela. O Cine Eldorado era uma referência cotidiana na cidade e consequentemente nas nossas vidas e para nós moradores da rua do cinema essa referência era ainda mais forte. Tudo ou quase tudo que fazíamos tinha alguma coisa ligada ao cinema.
Quando vivemos o nosso cotidiano tudo parece óbvio, sem importância, mas com o passar dos anos vamos verificando que o cotidiano é extraordinário, é a nossa experiência de vida. O Cine Eldorado de seu Agripino fazia parte do meu cotidiano da adolescência e de adulto, quando já estudava jornalismo em Recife e de férias em Patos passava horas e horas conversando com seu Agripino sobre cinema, conhecendo melhor a história do cinema mundial e do cinema brasileiro. Sabia quase tudo sobre o Oscar, sobre a vida dos grandes astros do cinema, a história de cada filme que programava para exibir no seu cinema. Era assim o seu Agripino.
              O Cine Eldorado e seu Agripino na minha adolescência estão até hoje registrados na minha memória. Seu Agripino sempre muito elegante e educado passava todos os dias na minha rua em direção ao cinema, mas era muito “severo” quando alguém desrespeitava o seu cinema ou filme que estava mostrando. Severo também com a entrada de menores em projeções proibidas para menores de 16 e 18 anos. Foi numa dessas situações que esbarrei de frente com seu Agripino pela primeira vez. Num desses filmes proibidos para menos de 18 anos eu e mais um grupo de amigos moradores da rua do cinema, todos na faixa etária dos 14 aos 16 anos, tentávamos assistir o filme proibido entrando no cinema pelos fundos, por uma passagem privada da casa de seu Joaquim Araújo (o outro sócio de seu Agripino) e o cinema. O grupo de adolescentes era liderado por Érico, filho de seu Joaquim Araújo, e quando já estávamos quase entrando no cinema apareceu bem na nossa frente seu Agripino que interrompeu a aventura proibindo a nossa entrada e ameaçando contar tudo aos nossos pais, o que acho que nunca aconteceu. O segundo momento registrado na minha memória foi na exibição de estreia do filme Os Dez Mandamentos: o cinema estava lotado, lugares reservados para as alunas internas do Colégio Cristo Rei – sempre vigiadas pela Madre Superiora –, para os alunos internos do Colégio Diocesano, também vigiados por Monsenhor Vieira, o diretor do colégio. Fomos todos ao cinema, o meu pai, a minha mãe, eu e meus irmãos. A expectativa era grande quando momentos antes do início da projeção seu Agripino sobe no palco e faz uma preleção sobre o filme, como foi a direção, a produção e chamando atenção para a necessidade de um intervalo de 15 minutos  para um breve descanso por que o filme  tinha duração de mais de 3 horas, era mais uma novidade. Foi um grande acontecimento na cidade e durante todo o período de exibição de Os Dez Mandamentos se faziam grandes filas na “minha rua” para assistir ao filme. Todas as noites chegavam caravanas das cidades mais próximas em romaria para o cinema. O terceiro e mais importante encontro com seu Agripino foi quando o Fortelândia (um clube de jovens que existiu em Patos nos anos de 1960 e 1970) resolveu homenageá-lo pelos grandes serviços prestados à cultura da cidade.  Seu Agripino não era apenas mais um proprietário de cinema era um profundo conhecedor e admirador do cinema e para ele o Cine Eldorado não era somente um negócio, era um estilo de vida.
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* Artigo publicado na Cinenordeste - Revista da Academia Paraibana de Cinema. Ano 1 nº2

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os Caretas do Sítio do Judas em Olho D’Água na Paraíba

Com a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, veio junto uma diversidade de manifestações culturais e entre essas as da Semana Santa, sem dúvida uma das mais expressivas do nosso calendário religioso e profano do catolicismo popular. A quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas, logo em seguida ao Carnaval e vai até o domingo de Páscoa, período em que havia uma vigilância cerrada da igreja nas realizações das festas, por ser um período de abstinência para os católicos e, como a igreja exercia um grande poder na sociedade, a desobediência era falta grave e em consequência os que desobedeciam poderiam sofrer pesados castigos.

As autoridades, a igreja e setores organizados das elites brasileiras fizeram de tudo para proibir as manifestações da malhação de Judas no sábado de Aleluia, mas não conseguiriam acabar totalmente com essas expressões culturais por que de uma ou de outra forma o povo dava um jeitinho de fazê-las. Com a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808, essas manifestações populares foram bastante perseguidas no Rio de Janeiro, por ordem do Rei preocupado com as possíveis criticas a coroa portuguesa. Somente por volta de 1831 aparecem os movimentos liberais dando apoio à livre manifestação popular e a malhação de Judas volta a ter visibilidade nas ruas dos grandes centros urbanos, aí sim, com maior intensidade nos seus protestos. Portanto, a malhação de Judas é uma antiga tradição dos povos ibéricos até hoje presente na nossa cultura, evidentemente, atualizando-se e acompanhando a inovações ofertadas pela sociedade midiatizada.

Mas o propósito deste artigo é registrar a malhação de Judas na zona rural de Olho D’Água no sertão da Paraíba. O município que fica a 371 quilômetros de João Pessoa, na Microrregião do Piancó, com população de 7.831 habitantes, sendo 3.495 na zona urbana e 4.336 na zona rural, é um município híbrido do rural e do urbano constituído de valores culturais tradicionais característicos do sertão paraibano, mas interligado ao mundo globalizado pelas novas tecnologias da comunicação. 

Em 1981 com a colaboração de Rosa Trigueiro e Eduardo Nóbrega pesquisadores da UFPB registramos na fazenda Muselo naquele município a brincadeira, assim chamada pelos seus organizadores, da malhação de Judas ou os Caretas do Sítio de Judas.

A brincadeira é quase sempre realizada nas fazendas, na noite da Sexta-Feira Santa para o sábado de Aleluia, no terreiro das casas, recebendo dos respectivos proprietários a licença para malhar o Judas. Um grupo de moradores da redondeza percorre as localidades próximas pedindo prendas para a quebra do jejum da quaresma e como manda a tradição quem nega a doação poderá ter problemas no resto do ano e no final do dia a comissão tem arrecado boa quantidade de alimentos, bebidas e objetos que são armazenados na casa onde outro grupo confecciona o boneco de Judas secretamente para não ser roubado. 

O Sitio de Judas é um circulo cercado de mato, também chamado de curral, com uma entrada de três metros e no centro é erguido um mastro de aproximadamente oito metros onde é dependurado o boneco de Judas, na base é colocado um carro-de-boi ou mesmo uma grande mesa para depositar todas as doações. Os Caretas são soldadosmascarados que vão proteger o Judas dos invasores que tentam, a todo custo, roubar o Judas e as doações antes da meia-noite do sábado de Aleluia. Os Caretas vestem roupas de saco de estopa como uma espécie de surrão, barulhento, assim como o surrão do Maracatu, máscara de couro ou papelão com bigode e sobrancelhas de crina de cavalo para dar uma aparência de coisa grotesca e sua arma é um chicote de couro entrançado com um objeto contundente na ponta. Outra personagem marcante na brincadeira é a Catirina a mulher de Judas e quase sempre está grávida e faz o povo rir com as suas estripulias. Seu personagem lembra a Catirina do Bumba-meu-boi. É uma luta entre o bem e mal que dura até a meia-noite do sábado de Aleluia e os invasores, que são os do bem, sempre levam a melhor. Quando acontece a invasão do curral o boneco de Judas é derrubado e esquartejado e com as doações de comidas e bebidas a festa rola a noite inteira com o forró-pé-de-serra. 

A dramática condenação dos acusados pelo Tribunal do Santo Ofício ainda se encontra simbolicamente nas manifestações do catolicismo popular no sertão nordestino. Não seria o Sitio do Judas uma dessas representações simbólicas medievais ou da folclorização do campo de sangue comprado por Judas com o dinheiro ganho para trair Jesus? As roupas usadas pelos Caretas lembram, de certa forma, os sambenitos usados nos rituais de condenação dos considerados hereges pela inquisição. A malhação de Judas nas zonas rural e urbana de Olho D’Agua é uma manifestação cultural popular que persiste nos espaços do município, mas que vem incorporando valores culturais da sociedade contemporânea, até como forma de resistência ao tempo do mundo globalizado pelas novas tecnologias de comunicação.
Em 2010 voltamos a Olho D’Agua para mais uma observação da Malhação do Judas, desta vez com a colaboração de Mário Leite, um desses animadores culturais da localidade. Mais uma vez pudemos compreender que as sociedades tradicionais não são estáticas estão constantemente em processos criativos e inovadores das suas manifestações culturais populares.