terça-feira, 3 de setembro de 2019

42º Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação - 2019 (São 39 anos associado a INTERCOM)

O que é a Intercom?

“A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação.
Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um congresso nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe uma média de 3,5 mil pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco congressos regionais” (Fonte: Portal Intercom).
Sou membro da INTERCOM há 39 anos, a minha filiação se deu no dia 11 de agosto de 1980, portanto, no próximo ano completo 40 anos de atividades nesta importante associação, que congrega pesquisadores e estudiosos brasileiros e estrangeiros de ciências da comunicação desde a data de sua fundação.
Participei dos primeiros congressos e continuo participando como sócio e apresentado trabalhos nos grupos de pesquisas: Comunicação Rural; Ficção Televisa Seriada; Comunicação Comunitária; e, atualmente, no grupo da Folkcomunicação.  
Agora, depois dos 70 anos de idade, grande parte deles dedicados aos estudos e às pesquisas no campo da comunicação social, da folkcomunicação, da cultura popular e folclore, mais uma vez estarei em Belém/PA no 42º Congresso da Intercom 2019, que será realizado de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará.
Este ano o congresso tem como tema central Fluxos comunicacionais e crise da democracia, cuja conferência será proferida pelo Prof. Dr. Ramón Salaverria da Universidade de Navarra. Para saber mais sobre o congresso clique aqui.
No Grupo de Pesquisa da Folkcomunicação vou apresentar o trabalho sobre: Os Agentes Intermediários Ativistas Culturais da Folkcomunicação e o São João de Valongo em Portugal.

Estou iniciando aqui a narrativa das minhas memórias – sem seguir uma ordem cronológica – das atividades que participei na Intercom nestes mais de 39 anos. Não poderia deixar de lembrar a importância dos professores e amigos Roberto Benjamim e José Marques de Melo que estiveram presentes em todos esses percursos da minha vida acadêmica sempre orientando as minhas andanças nos estudos, nas pesquisas e nos eventos acadêmicos de ciências da comunicação desde os anos de 1970, quando ainda estava na graduação do curso de jornalismo e depois na pós-graduação. Roberto e José Marques continuam presentes com suas referências bibliográficas e as lembranças de convivências de longos anos de afetividades, de amizade e sobretudo de aconselhamentos. 
Através deles tive uma rápida passagem nos congressos da ABEPEC (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em comunicação), na ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores da la Comunicación) e ainda com o apoio de ambos e de Fausto Neto na COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação).
Estou presente na Intercom desde 1980 e na Rede Folkcom (Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação) desde 1998 ano de sua fundação; e na Comissão Nacional de Folclore desde 1977. Em todas essas atividades sempre com apoio e incentivo de Roberto Benjamin e José Marques. São muitas histórias para contar nesses quase 40 anos e aos poucos contarei.
No XXIX Intercom – 2006 realizado de 4 a 9 de setembro na UNB – Universidade de Brasília – foram homenageados com o certificado Jubileu de Prata os sócios que tinham pelos menos 25 anos de participação e contribuições para o fortalecimento da história da Intercom. E com muita honra também fui homenageado com essa honraria, numa sessão solene durante o congresso realizado em Brasília.   
Portanto, estou na expectativa e aguardando com muito desejo poder celebrar com os demais colegas os 40 anos de atividades na Intercom em 2020.
Até breve.

Com Roberto Benjamim - 2006



Na Entrega do certificado Jubileu de Prata da Intercom com Marques de Melo -2006
Com Roberto Benjamim e Anamaria Fadul - 2006




Nenhum comentário:

Postar um comentário