sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Rua das Pretas uma tertúlia luso-brasileira em Lisboa

Lisboa
Lisboa vista do Castelo São Jorge
Os brasileiros que vão a Lisboa já chegam com um roteiro clássico definido quase sempre pelas empresas de viagens que incluem, na maioria das vezes, três dias e três noites com direito a passeios para visitar os principais pontos turísticos da capital de Portugal. Conhecer, fazer fotos e selfies em grupos ou individualmente na Torre de Belém, no Mosteiro dos Jerônimos, no Castelo de São Jorge, no Terreiro do Paço, no Rossio, passando pela Rua Augusta, no Café A Brasileira, no Parque Eduardo VII, entrar na fila para comprar e degustar os famosos pastéis de Belém e, na hora do almoço um prato de bacalhau com vinho, um digestivo de bagaceira ou ginja e, para fechar o roteiro, à noite um show de fado. E, assim, vão achando que já conheceram quase tudo de Lisboa. É tudo maravilhoso, é encantador passear nas ruas, nas praças, nas travessas, nas igrejas, nos importantes monumentos históricos, ouvir o fado e comer nos restaurantes ou nas tascas de comidas tradicionais na cidade dos lisboetas, é um roteiro inesquecível e deve ser realizado sim.

Mas agora os turistas brasileiros que vão a Lisboa para o clássico passeio turístico não podem deixar de conhecer a tertúlia luso-brasileira, promovida pelo músico e produtor cultural brasileiro Pierre Aderne, no Palacete do Príncipe Real que acontece todos os sábados a partir das 20:30h. É isso mesmo, pontualmente.

Rua das Pretas
Rua das Pretas -Tertúlia 
Estou falando do projeto musical Rua das Pretas onde rola, principalmente, a boa música portuguesa e brasileira num espaço charmoso do Palacete do Príncipe Real para ouvir fados, mornas, bossa nova, samba, baião, regados ao bom vinho com queijos, pães e outras iguarias da culinária local. É assim o espetáculo regido por Pierre e os seus convidados brasileiros, portugueses, cabo-verdianos, americanos, espanhóis, franceses e de tantas outras nacionalidades. Na Rua das Pretas se canta e fala diferentes línguas e todos se entendem até por que a música aproxima as pessoas, independente de suas nacionalidades. Ali você não é um espectador do show, é parte dele não há uma distância separando o palco do auditório estão todos juntos, misturados cantores, músicos, poetas e nós admiradores da boa música tradicional e contemporânea luso-brasileira. 

Rua das Pretas
Rua das Pretas - Na Adega
Recentemente, no dia 27 de julho, estivemos lá participando da tertúlia Rua das Pretas para comemorar o aniversário do nosso filho Osvaldinho. Fomos recebidos pelo Pierre e pela Dani, além de uma competente equipe da produção e ali vivemos uma noite espetacular com músicas, vinhos e a oportunidade de conhecer pessoas interessantes de diferentes lugares. A tertúlia é dividida em duas partes e no intervalo entre uma taça e outra de vinho estamos conversando e trocando opiniões sobre os movimentos culturais nos países lusófonos e de tantas outras partes do mundo. Rua das Pretas é um acontecimento e quem participa, mesmo que seja uma única vez, já deixa um pé enfincado, deixa alguma coisa enraizada e fica fácil querer voltar, até porque são entrelaçados novos campos de experiências socioculturais. Na Rua das Pretas conheci portugueses, brasileiros, italianos e franceses que fizeram uma palhinha num ambiente descontraído, cantaram e tocaram para toda gente.

Portanto, quando for fechar o seu pacote turístico para visitar Lisboa solicite ao seu agente de viagem uma reserva para a tertúlia Rua das Pretas no Palacete do Príncipe Real, para não confundir com a tradicional travessa Rua das Pretas bem próximo da Avenida da Liberdade, onde tudo teve início em 2011 e você terá uma boa oportunidade de no mesmo lugar ouvir boas músicas portuguesas e brasileiras na noite de Lisboa. Aí sim, você pode dizer que conheceu em Lisboa um movimento cultural luso-brasileiro, mas de portas abertas para várias partes do mundo e em pouco tempo, aliás, como quase sempre são programados os roteiros turísticos pelas empresas de viagens.

Reserve, daqui mesmo do Brasil, o seu lugar porque é limitada a quantidade de pessoas por noite: booking@ruadaspretas.com, telefone: +351 913 383 306.
Faz favor e obrigado.









4 comentários:

  1. Adorei a dica, Osvaldo. Com certeza darei uma passada na tertúlia Rua das Pretas em minha próxima estada em Lisboa.
    Abraço, Henrique

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, professor.
    Vou lá, um dia destes!
    Quem sabe o Pierre poderá achar engraçado conhecer o meu grupo, CRAMOL.
    Era bem engraçado:)
    Obrigada.
    Bj
    Zé Justino

    ResponderExcluir
  3. Indicação muito boa.
    Vou repassar pra mais amigos.
    Valeu, Osvaldo
    A Roberto Faustino

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, caro amigo, o nosso roteiro (a ser cumprido agora em Set) não contempla final de semana em Lisboa, razão pela qual teremos de considerar a sua sugestão para uma próxima viagem.
    Um abraço, Arael

    ResponderExcluir