segunda-feira, 10 de junho de 2019

A festa de São João de Valongo ou da Bugiada e Mouriscada em Portugal

No Folkcom da UEPB 2019 (Foto: acervo pessoal)
A Universidade Estadual da Paraíba/UEPB realizou de 5 a 7 de junho de 2019, na cidade de Campina Grande, o XVI Seminário os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, mais uma vez participei como convidado da mesa redonda sobre "folkcomunicação, cultura popular e comunidade", bem como da coordenação do grupo de trabalho, "folkcomunicação e cultura popular nos contextos religiosos". Na ocasião fiz um relato parcial da pesquisa etnográfica no campo da folkcomunicação realizada em 2013 e 2015 e que será finalizada agora em 2019 quando mais uma vez acontece a fantástica festa de São João na Freguesia de Sobrado. Estarei lá para mais uma observação e concluir a pesquisa de campo.  
O que é a festa
Mourisqueiros - Sobrado- Portugal (Foto: acervo pessoal)
A festa São João em Sobrado, uma freguesia do Conselho de Valongo localizado na área metropolitana do Porto na região Norte de Portugal, é uma tradicional celebração do calendário religioso e profano do catolicismo popular, realizada anualmente no dia 24 de junho. É a festa da Bugiada e Mouriscada.
É uma festa junina bem diferente das nossas festas aqui no Nordeste brasileiro. A Festa dos Bugios (cristãos) e Mourisqueiros (mouros) no dia de São João é um espetáculo extraordinário do ciclo carolíngio das “lendárias estórias” entre cristãos e mouros que se enfrentam numa longa batalha pela posse milagrosa da imagem de São João Batista entre cristãos e mouros.
Bugios - Sobrado - Portugal (Foto: acervo pessoal)
Mesmo com todos os processos de atualização a festa continua com fortes características das antigas festividades carnavalescas do início do verão no Hemisfério Norte que tem suas origens na Idade Média e continuam vivas na Idade da Mídia.
E, como não poderia deixar de ser, este ano, no dia 24 de junho, Sobrado será mais uma vez o território da realização da Festa da Bugiada e Mouriscada ou Festa de São João.
Vale a pena ver o vídeo promocional da Câmara Municipal de Valongo/CMV sobre as lutas entre cristãos e mouros nas festas de São João Batista. O vídeo está disponível na internet. Confira.



9 comentários:

  1. uma satisfação ler textos como esse

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Sempre atuante . Com brilhantismo. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Caro, grato por enviar o link e nos informar dos textos produzidos.
    Parabéns. Que continue a festa e os textos sobre as festas.

    Yuji Gushiken

    ResponderExcluir
  4. Deu vontade de ir conhecer pessoalmente!

    ResponderExcluir
  5. Vou compartilhar na página da nossa comissão de Folclore.

    Um abraço,

    Daliana Cascudo

    Presidente LUDOVICUS

    ResponderExcluir
  6. Como sempre uma fala muito enriquecedora!!!!
    um forte abraço
    Giseli Sampaio

    ResponderExcluir
  7. Belo texto, como sempre.
    Bj
    Zé Justino

    ResponderExcluir
  8. 2021 permanece em suspensão
    Mas 2022 promete redobrar todas as emoções

    ResponderExcluir