quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Festival Sul-Americano de Folclore em Campo Grande

O dia 22 de agosto é internacionalmente o dia do folclore e como não poderia deixar de ser há festividades em todo o território brasileiro para marcar esta importante data, com muitas manifestações das nossas culturas populares que se espalham por todas as regiões do país com as suas diversidades simbólicas religiosas e profanas.

No dia 22 de agosto de 1846 o arqueólogo inglês William John Thomas emprega pela primeira vez a palavra folk-lore num artigo publicado no jornal Ateneu de Londres com o objetivo de designar coisas antigas das manifestações culturais populares. Ou seja: as antiquitates vulgares, portando esse é o grande motivo que determinou agosto como o mês do folclore e que há muito tempo está incorporado ao nosso calendário cultural. Mas na atualidade o folclore é um campo muito mais amplo de manifestações culturais e que se atualizam nos diferentes espaços e tempos da história da sociedade humana. 

Neste dia há uma correria de professores e estudantes às bibliotecas, aos museus, para entrevistar folcloristas, os mestres dos saberes populares e nos últimos anos nas redes sociais em busca de informações para suas tarefas escolares. Tudo isso é muito importante, até mesmo porque o interesse pelo folclore e pela cultura popular vem aumentado nos diferentes níveis escolares, mas quase sempre são apenas intensificados no mês de agosto e mais especificamente no dia 22 em que se celebra o dia do folclore. 

Portanto, não poderia deixar passar em branco esta data sem prestar as minhas homenagens à Marlei Sigrist uma guerreira folclorista brasileira que durante décadas dedica a sua vida na divulgação do folclore brasileiro e especialmente sul-mato-grossense nas escolas de ensino fundamental, nas universidades em Campo Grande e em tantas outras localidades do seu Estado. Estou falando de uma paulista que há muitos anos migrou do interior de São Paulo com mala e cuia para enfincar os pés nas terras da cidade “Morena”. 
Foi um grande prazer participar do 2º Festival Sul-Americano de Folclore promovido pela Comissão Sul mato-grossense de Folclore – CSMFL, com o apoio da Comissão Nacional de Folclore – CNF e de outras instituições locais, realizado na cidade de Campo Grande no período de 3 a 6 de agosto de 2018. O festival já na sua segunda edição entra no calendário das Comissões Estaduais e da Comissão Nacional de Folclore como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. 

A continuidade do Festival Sul-Americano de Folclore justifica-se pela importância como uma ação contemporânea em que os grupos artísticos locais, regionais, nacionais e internacionais demonstram suas especificidades culturais contribuindo para a memória social e para a construção da cultura sul-mato-grossense. O festival proporciona observações de estudiosos e pesquisadores das manifestações tradicionais não só do seu povo como também das diferentes regiões do Brasil e de países sul-americanos que com suas experiências contribuem para o desenvolvimento de um estado de culturas hibridas. 
Mato Grosso do Sul é privilegiado geograficamente e socioculturalmente por ser uma das mais novas unidades federativas do país, a sua composição étnica é constituída de um intenso processo migratório de povos de outros estados, principalmente nos anos de 1990, que lá chegando encontraram os mato-grossenses e os ameríndios. Está localizado na Região Centro Oeste fazendo limites com os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e fronteira com o Paraguai e a Bolívia. Não podemos esquecer a forte influência portuguesa, espanhola, libanesa, síria e japonesa na cultura dessa gente. 

O Estado do Mato Grosso do Sul é uma representação simbólica de uma importante amostra cultural do Brasil e que merece ser melhor conhecido por nós brasileiros e o Festival Sul-Americano de Folclore é uma importante ocasião para conhecer grande parte dessas manifestações culturais do centro-oeste brasileiro e de outros países sul-americanos.

O Festival Sul-Americano de Folclore 2018 foi realizado em três partes interligadas. A primeira as apresentações dos grupos folclóricos do Brasil, Paraguai e Bolívia em diversas localidades de Campo Grande com destaque para as apresentações no palco da Praça do Rádio, um lugar de grandes acontecimentos culturais na cidade. A segunda parte foi destinada aos cursos para professores do ensino fundamental sobre o folclore na educação, exposições, oficinas e um café social de integração dos grupos participantes do evento.
foto da coordenação do encontroA terceira e última parte foi a realização de um seminário de estudos do folclore na educação patrimonial com a participação de importantes estudiosos, pesquisadores e representantes de diversas comissões estaduais e da Comissão Nacional de Folclore.
Os meus comprimentos a Marlei Sigrist, presidente da Comissão Sul-mato-grossense de Folclore, a todos os demais membros da coordenação do festival e ao Grupo Camalote de Danças Folclóricas pela realização do importante evento cultural. 


Até o próximo festival.








5 comentários:

  1. Oi, Oswaldo, velho amigo.
    Parabéns pela matéria!!! Linda, linda.
    Vejo que seu fôlego é inalterável. Que saudade dos velhos tempos, pelas festas dessa data tão significativa para nós estudiosos.
    Eu continuo firme, escrevendo, escrevendo sem parar.
    Abração pra você e Rosinha.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor Trigueiro. Importante contextualização histórico-cultural pela memória da sociedade brasileira. Um presente ler seu texto e viajar pelas narrativas imagéticas captadas pela sensibilidade de um olhar que homenageia o humano ser.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Osvaldo pelo belo texto. Muito bom poder desfrutar de tantas informações preciosas. Abraços, Betania.

    ResponderExcluir
  4. Sou Maria Ivonete Simocelli..vice Presid da CSMF de Ms...e quero agradecer a presença de varias comissões presentes e grupos de MS tradicionais,grupos nacionais,fronteiriços, e outras nações....a presença de todos nos honrou grandemente e nos completou nos alimentou com seus valores culturais. Gratidão a todos.

    ResponderExcluir
  5. De extrema importância o resgate, a preservação e a manutenção das nossas tradições culturais de origem e de formação de identidade do povo. Parabéns.

    ResponderExcluir