quinta-feira, 1 de março de 2018

Brasileiro na etapa final do Festival da Canção Portuguesa

O cantor e compositor brasileiro Pierre Aderne está na etapa final do Festival da Canção Portuguesa um dos mais importantes da Europa.  É a primeira vez que um cantor e compositor brasileiro chega à final desse importante festival promovido pela Rádio e Televisão Portuguesa – RTP1, que é transmitido ao vivo para várias partes do mundo e especialmente para os países de língua portuguesa. Pierre, que é filho de português e da brasileira Laís Aderne, ex-professora do Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba, passou boa parte da sua adolescência aqui em João Pessoa. Com a sua mãe foi morar em Brasília, depois no Rio de Janeiro onde consolidou a sua carreira como cantor e compositor e desde 2011 mora em Lisboa. Pierre, é um cidadão do mundo nasceu em Toulouse na França quando seus pais, professores universitários, faziam cursos de especialização. Também tem a cidadania portuguesa, mas continua com um pé aqui no Nordeste e fincado nos torrões paraibanos. Por onde passa faz questão de lembrar a influência da cultura nordestina na sua formação musical e sempre destaca a importância de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro.  

 Com “Bandeira Azul” música de Tito Paris, importante cantor e compositor cabo-verdiano e letra de Pierre Aderne eles chegam ao segundo lugar numa semifinal da etapa do festival e agora aguardam a etapa final que será no dia quatro de março na cidade histórica de Guimarães, Portugal.
Pierre, define “Bandeira Azul” como uma celebração: é a vitória da música cantada em português, uma alegria para todos os países que falam a língua portuguesa”. A letra narra uma história de amor, de um povo separado pelas águas do Atlântico, mas ao mesmo tempo muito próximo pela língua que une culturalmente. A letra de Pierre Aderne é uma convocação para uma reflexão nesses tempos de muita intolerância e violência que se espalham pelo mundo.

Só para estar perto de ti viajei
Tantas noites madrugadas esperei
do teu lado encontrei meu pais
onde a bandeira é o amor
e a língua, ser feliz
nas manhãs vive a certeza desse amor
no verão tu és a brisa, dezembro calor
quando ganho teu abraço sou fortaleza
minha rua ganha estrelas
minha vida, beleza

Bandeira Azul, interpretada pela cantora portuguesa Maria Inês Paris, filha de um cabo-verdiano e de uma portuguesa, toca nossos corações sem a apelação aos sentimentos exagerados, mas que culturalmente aproxima pessoas que falam a mesma língua.  “Bandeira Azul” tem grandes chances de chegar ao primeiro lugar do Festival da Canção Portuguesa e disputar o Eurovisão, considerado o maior festival da canção do mundo, que este ano se realiza em Portugal, pela primeira vez. Aqui estamos torcendo para "BandeiraAzul", de Tito Paris com parceria de Pierre Aderne e interpretação de Maria Inês Paris. 

Um comentário: