terça-feira, 2 de maio de 2017

XVIII Folkcom 2017: pensamento e obra de Roberto Benjamim

Esta semana será de grande importância para a Rede Folkcom. A XVIII Conferencia Brasileira de Folkcomunicação será realizada de 3 a 5 de maio no Recife, cidade que deu régua e compasso a Luiz Beltrão e a Roberto Benjamim com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE). O tema central do evento “Folkcomunicação: cidadania e inclusão social no contexto das rurbanidades”, possibilitará uma ampla reflexão sobre o momento atual da ruralidade brasileira e os diferentes contextos socioculturais em tempos das redes sociais e da TI -  Tecnologia da Informação. Importantes estudiosos e pesquisadores da área da comunicação e da folkcomunicação participam de conferências, mesas redondas e grupos de trabalhos.
Mas, sem dúvida um grande momento da Folkcom 2017 é a mesa redonda que debaterá o pensamento e a obra de Roberto Benjamim, um dos pioneiros dos estudos da folkcomunicação. Roberto e José Marques de Melo foram alunos de mestre Luiz Beltrão e ambos conseguiram consolidar a área de estudo e da pesquisa da folkcomunicação. Nos rastros deles caminharam outros tantos estudiosos e pesquisadores e eu também estava lá nessa caminhada. Fui aluno de Roberto na graduação de jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco, depois no mestrado na UFRPE como aluno e orientando. Aqui presto a minha homenagem ao meu mestre Roberto Benjamim reproduzindo uma entrevista, melhor dizendo um bate-papo entre amigos, que eu e José Fernando fizemos para a RIF - Revista Internacional de Folkcomunicação, quando ele esteve a última vez na minha casa em março de 2013. Aqui estão algumas fotos das dezenas que registramos juntos nas diversas caminhadas. Acesse aqui a RIF.

Galeria de fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário