segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Hoje é o dia Nacional do Folclore

Recebendo Medalha Folclorista Emérito Brasileiro
Hoje, dia 22 de agosto, é comemorado no Brasil o dia Nacional do Folclore, mas vão dizer que folclore é festejado durante todo ano, todos os meses e que faz parte da nossa vida cotidiana. Então para que comemorar esse dia com especial atenção como dia do folclore? Porque nesse dia deveríamos lembrar com todas as homenagens os pioneiros dos estudos e das pesquisas do nosso folclore, também os mestres e brincantes dos folguedos e das danças, os artesãos, cantadores, emboladores, os poetas e tantos outros que continuam lutando contra quase tudo para manter o nosso folclore vivo e atualizado.
Sem dúvida é uma data carregada de significados, é no dia 22 de agosto que as escolas mobilizam professores e alunos em busca de informações para saber melhor o que é o folclore. Portanto, hoje 22 de agosto gostaria de prestar a minha homenagem a grandes amigos estudiosos do folclore que contribuíram para minha formação no campo de um novo entendimento do folclore e da folkcomunicação.  
Lembro aqueles com quem convivi por mais de 30 anos realizando e participando de estudos, pesquisas, seminários, simpósios e grupos de trabalho, tanto aqui na Universidade Federal da Paraíba, como na Comissão Paraibana de Folclore, na Comissão Nacional de Folclore e na Rede Folkcom.  Amigos e mestres como Bráulio Nascimento, Roberto Benjamin, Luiz Antônio Barreto, Altimar Pimentel, Tenente Lucena, Dalvanira Gadelha, Paulo de Carvalho Neto, Théo Brandão, José Marques de Melo, Luiz Beltrão, Jackson Lima, Cassia Frade, Neuma Fechine, Beatriz Dantas e Aglaé D’ávila. 
Com todos esses convivi e ainda convivo, seja presencialmente ou através dos seus estudos e suas lembranças nos grandes momentos de aprendizados sobre o nosso folclore, mas não poderia deixar de prestar a minha homenagem aos pioneiros dos estudos do folclore no Brasil como Mário de Andrade, Câmara Cascudo, Silvio Romeiro, Edison Carneiro e tantos outros que com suas publicações são referências para os meus estudos. 
Minhas homenagens a todos que direta ou indiretamente me motivaram a continuar os estudos do nosso folclore e da folkcomunicação.  


       




10 comentários:

  1. Parabéns, Osvaldo, pela postagem e pelo Dia Nacional do Folclore. Sinto-me, por extensão, homenageado, pois com a editora Marca de Fantasia faço parte da rede de folkcomunicação.
    Abraço, Henrique Magalhães

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Prof. Osvaldo pela dedicação à preservação de nossa cultura. Forte abraço!!!
    ELL

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela brilhante performance na defesa do folclore nordestino, fazendo jus ao seu desempenho gradativo, e posicionamento de destaque na escada das letras paraibanas. Um fraternal abraço.
    Flaminio Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Nossos cumprimentos aos primeiros pesquisadores e resistentes defensores do Folclore Brasileiro. Citar nomes seria injusto, mas especial gratidão aos Mestres Câmara Cascudo, Mário Souto Maior, Valdemar Valente, Waldemar de Oliveira, João Santiago, destes fui aluna e me tornei repassadora dos saberes populares. Parabéns a Trigueiro pela sua contribuição por manter a "pira" do Folclore em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Trigueiro!Voltei à sala de aula e na sexta feira vou falar sobre teu blog e sobre o Dia do Folclore! Abraços, Ivany Neiva

    ResponderExcluir
  6. Prezado Flamínio, obrigado e aguardo um dia aqui para uma boa degustação da nossa cachaça com bode.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Trigueiro. Na sua homenagem aos folcloristas, acrescento um nome Olímpio Bonald. Este contribuiu especialmente à pesquisa sobre os bacamarteiros, os Gigantes de Olinda e Turismo e Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lembrando que, conforme coloquei no texto, nomeei algumas pessoas com quem convivo ou convivi durante mais de 30 anos de atividades dedicadas ao Folclore.
      Abraço.

      Excluir
    2. Só lembrando que, conforme coloquei no texto, nomeei algumas pessoas com quem convivo ou convivi durante mais de 30 anos de atividades dedicadas ao Folclore.
      Abraço.

      Excluir
  8. Trigueiro,
    Vamos comemorar à moda!
    Abraços,
    Ivany Neiva

    ResponderExcluir