segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os caracóis do restaurante Tim-Tim

Quando estamos em Portugal, especialmente em Fátima, ficamos a maior parte do tempo hospedados no apartamento da Rosalina Faria, irmã de Rosinha, na Avenida Beato Nuno, uma das principais de Fátima. Do seu apartamento avistamos a torre da Basílica de Nª. Sª. do Rosário, com uma caminhada de dez minutos já estamos no Santuário e no centro comercial. É bem localizado, o que facilita a nossa mobilidade para os principais pontos turísticos de Fátima, Ourém, Leiria, Batalha, Alcobaça, Tomar, Coimbra e tantas cidades históricas.     
Além da magnifica hospitalidade da minha cunhada Rosalina, é só descer para o térreo do mesmo prédio e entrar no restaurante Tim-Tim, especializado na tradicional cozinha portuguesa e comer e beber bem a preço acessível. É ou não é privilégio ser hóspede da Rosalina e vizinho do Tim-Tim?
O restaurante oferece uma variedade de comidas e bebidas, mas é o famoso petisco de caracóis uma das iguarias mais procuradas no período do verão no restaurante Tim-Tim. Senhor Francisco e dona Clara comandam o restaurante há 28 anos e sempre mantendo a qualidade na cozinha e no atendimento aos seus clientes. 
Os caracóis do Tim-Tim, estão qualificados como um dos melhores de Portugal por várias revistas, catálogos e livros especializados na gastronomia portuguesa e internacional.  
O senhor Francisco fica no atendimento direto aos clientes e recebe a todos com muita cordialidade, já dona Clara, no comando da cozinha, é a responsável pela variedade e qualidade da comida, o que faz do Tim-Tim um restaurante referencial em Fátima e na região.
No período dos caracóis, de junho a setembro, são consumidos cerca de 1.500 quilos no Tim-Tim, não é por acaso que tudo isso é consumido, é o segredo culinário de dona Clara, guardado a sete chaves, que atrai as pessoas de todos os lados para saborear os famosos caracóis temperados e preparados por ela.
Frequento o Tim-Tim há vários anos e todas as vezes sou surpreendido com novos sabores, quando é no período de verão, como agora, sempre peço de entrada um petisco de caracóis antes do prato principal, mas também se pode ficar só nos caracóis que já é suficiente para uma refeição.
 Portando, recomendo aos brasileiros que vem a Fátima e sempre com o desejo de saborear o famoso bacalhau e vinho portugueses, que não deixem de conhecer o Tim-Tim e antes do bacalhau peçam como entrada um petisco de caracóis feitos por dona Clara e servidos pelo seu Francisco. Aproveitem o período de verão para saborear essa rica iguaria da cozinha portuguesa e, melhor ainda, acompanhado com um bom vinho branco verde ou maduro fresquinho, também pode ser com imperial ou melhor shop gelado. E bom apetite.  
Tim-Tim, saúde.

3 comentários:

  1. Trigueiro, amigo,
    O post sobre o restaurante Tim Tim é maravilhoso.
    Fiquei com muita vontade de conhecer a iguaria, e mais, que saudade, que saudade de Portugal.
    Seus posts de lá passam tranquilidade, riqueza cultural e gastronômica, além de muita paz... gosto em demasia.
    Estou divulgando a todos.
    Não conhecia os caracóis... deve ser bom com uma cerveja bock, vinho ou água das pedras que seja rs rs rs.
    Abs
    Erica

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua simpatia ,sr Osvaldo Meira Trigueiro ,esperamos não desiludir a exigência aumenta a cada distinção ou elogio ....Bem Haja
    Restaurante Tim Tim

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Osvaldo, boa iniciativa - preservar a cultura nordestina é dever de todos nós.
    osmundo farias

    ResponderExcluir