quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Maracatu Cambindinha no Carnaval 2015

Nas nossas observações do carnaval de rua encontramos diversas manifestações populares, ou seja um carnaval do jeito que o povo sabe fazer. Nada de blocos com cordas ou abadás que têm um dono ou uma empresa cujo objetivo é ganhar dinheiro. Percebemos que esse carnaval realizado por produtores culturais e empresários gradativamente vai minguando e o carnaval de rua, o carnaval tradicional ganha mais foliões e cresce cada vez mais.
Fizemos mais uma vez um roteiro para registrar o carnaval na divisa do litoral sul da Paraíba com o litoral norte de Pernambuco e saímos de Tabatinga, passamos por Pitimbu, Caaporã e Pedras de Fogo na Paraíba, Goiana e Araçoiaba em Pernambuco. Vimos Maracatus, Boi de Carnaval, Ursos de Carnaval e Caboclinhos.
São blocos organizados por famílias, por comunidades urbanas e rurais da região litorânea dos dois estados, é o Carnaval espontâneo, o Carnaval de rua, tradição passada de geração em geração, de pai para filhos e netos. 

Trincheira de Caboclos de Lança


Araçoiaba, com população em torno de 19 mil habitantes, fica na zona da Mata Atlântica de Pernambuco, a cerca de 38 quilômetros do Recife e 80 quilômetros de João Pessoa, de fácil acesso pela BR 101. Em Araçoiaba na segunda-feira de carnaval acontece uma das maiores concentrações de Maracatus para o encontro da trincheira de Caboclos de Lança, evento que reúne um grande público para assistir ao espetáculo. 

Cauã um aprendiz de Maracatu

Cauã, é uma criança de cinco anos que já dança no Maracatu de Baque Solto Cambindinha, do mestre Dedinha, em Araçoiaba/PE, como aprendiz de Caboclo de Lança e sempre ao lado do pai e do avô demonstra muita desenvoltura nos passos e bailado, encantando a todos. Neste Carnaval 2015, registramos em vídeo e fotos a trincheira do Maracatu Cambindinha, com mais de 100 anos de fundação, convocando os caboclos para entrarem na brincadeira do Carnaval e Cauã era um desses caboclos, como mostra o vídeo.


4 comentários:

  1. Infelizmente, nas cidades nordestinas maiores - João Pessoa, no rol, estão tentando seguir o exemplo malzão das grandes metrópolis com seu carnaval mecânico.
    Viva, então, Pernambuco, que nos dá exemplos de cidadania com o incentivo a blocos que têm o Galo da Madrugada e nos Bonecos de Olinda o seu, digamos, suprassumo.

    ResponderExcluir
  2. É isto mesmo, caro amigo.
    E, viva Pernambuco, que nos dá exemplos, dos quais podemos considerar Galo da Madrugada, Bonecos de Olinda, Maracatús e clubes de frevo como a verdadeira manifestação popular.
    Comecemos, agora, a combater a transformação das nossas quadrilhas de S. João em escolas de samba, fazendo-as voltar a ser o que sempre devem ser - folguedos populares juninos.
    Um abraço, Arael

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, Oswaldo!!!
    Esse seu olhar permanente e sensível pra alma das pessoas aliado a cenas como esta que o jovem Cauã nos apresenta nos dão a leve sensação de esperança e a certeza de que nem tudo está perdido.
    Obrigado por nos presentear com esse seu renitente debruçamento sobre o que há de mais belo em nosso povo!

    Há braços amigos abertos e embevecidos de encantamento!

    ADEILDO VIEIRA

    ResponderExcluir
  4. Professor,
    parabéns pela matéria.
    Verdadeiro carnaval do povo.
    Cláudio.

    ResponderExcluir