quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Mística do Instante: o tempo e a promessa

É o mais recente livro do padre, teólogo e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa José Tolentino Mendonça, um especialista em estudos bíblicos que vem publicando com sucesso em Portugal, artigos e livros sobre uma visão contemporânea das relações entre o cristianismo e a cultura. O livro foi editado em 2014 pela Paulinas Editora, em Portugal.
Estava em Portugal e como fazia diariamente lia os principais jornais, é essa mania de professor, de jornalista que, mesmo aposentado, busca informações dos fatos locais e do mundo. Quando li no jornal “PÚBLICO”, do dia 6 de outubro de 2014, uma entrevista com o escritor José Tolentino Mendonça, sobre essa nova visão da religião, da igreja pela fé mística, fiquei muito impressionado e interessado em conhecer melhor o pensamento do autor do livro, A Mística do Instante: o tempo e a promessa.
Não tive dúvida saí de casa só com a intenção de comprar o livro e como estava em Fátima foi muito fácil, logo na primeira livraria encontrei e para não perder tempo fui até uma tasca, ali bem próximo ao Santuário, sentei pedi uma taça de vinho da casa, azeitonas, queijos e pão e comecei a ler, parece que tinha adivinhado foi uma combinação perfeita degustar o livro acompanhado com vinho, queijo, azeitona e pão. O livro é uma caminhada, um itinerário teológico sobre os sentidos naturais e os sentidos espirituais, o tato, o paladar, o olfato, a audição e a visão e a importância de cada um desses sentidos para uma reflexão do texto bíblico, até porque, segundo o autor, não há os sentidos espirituais, de um lado, contraposto aos sentidos naturais, de outro.
A leitura do livro é agradável, nos leva a compreender melhor os sabores da vida cotidiana e as nossas relações com o Evangelho. E logo no início o autor chama atenção para duas questões, a primeira quando diz: Para alcançar o divino a alma tem de mergulhar na própria alma. A alma que não é apenas a parte interior do corpo, mas que está ligada na maneira de ver, de pegar, de cheirar, no diálogo com os outros e nos sabores que aproximam Deus do seu povo pelas diferentes instâncias místicas da fé e das experiências do mundo; a segunda, quando ele diz: O divino é o mistério. A via para ele passa por desligar-se do mundo, do mundo habitual e quotidiano, e reentrar no espaço interior, esse sim, a morada que guarda Deus religiosamente. A referência não é de uma religião, de uma igreja somente filosófica, mas de uma religião e de uma igreja construídas por andarilhos, por romeiros, por viajantes e mestres mais próximos da vida cotidiana do homem comum, assim como é desejada pelo papa Francisco.
São questões simples, mas que nos levam a pensar o nosso interior como sujeito autêntico e socialmente coletivo de compartilhamento com a nossa fé. O livro é uma caminhada, página por página, de reflexão sobre a vida cada vez mais artificial, do afastamento do homem da natureza, da fadiga exigida pela sociedade moderna, mas também das possíveis saídas para uma vida melhor comunitariamente no espaço e no tempo da religião e da cultura. Ou seja, Um dos aspectos centrais da mística do instante é a conversão da nossa relação com o tempo. Como construiremos o presente e o futuro? O nosso espaço e o nosso tempo vivido? Que resposta podemos dar a tudo isso? Vivemos, uma crise da competição, do consumo e do endividamento, da separação do amor do conhecimento, da incompreensão e da intolerância com o outro. Em,  A Mística do Instante: o tempo e a promessa, com certeza vamos encontrar as respostas para algumas dessas questões.
Todos os sentidos têm importância significativa no itinerário teológico desenvolvido, mas foi o capitulo Buscar o infinito sabor que mais me chamou atenção quando o autor faz uma caminhada de diferentes sabores que nos levam a conhecer com maior profundidade o texto bíblico, melhor dizendo, a revelação bíblica também se apreende comendo. E a sua leitura constitui uma minuciosa iniciação aos sabores: ao recôndito sabor do leite, e do mel, ao sabor do trigo tostado, ao motivo trânsfuga dos ázimos, ao riso iluminado que o manjar pascal desperta.
Vamos conhecer em Sabor das origens a comida tradicional de uma localidade de uma família; em a Bíblia contada pelos sabores o autor fala da nossa relação com o texto sagrado; mais adiante sobre o Pão de mil sabores; dos Sabores de Deus; Um novo protocolo em redor da mesa;  Bom domingo e bom almoço; comenta a importância  da frase com que o papa Francisco se despede dos fiéis reunidos para Angelus em cada domingo na Praça São Pedro no Vaticano; Quando não comer é uma oração; aqui José Tolentino relata os significados do jejum e assim vai interpretando a Bíblia e os diferentes sabores no contexto bíblico e os seus ensinamentos para as práticas da vida cotidiana.
A leitura do livro nos leva a refletir o texto bíblico no tempo e espaço da mesa onde as refeições são atos performativos não só de comida, mas também das palavras e como local de conversação. As celebrações religiosas na cultura ocidental quase sempre terminam com festa na grande mesa, onde se confraternizam todos inclusive os publicanos e pecadores.  Assim como diz o autor: Literalmente, a Bíblia é para comer. É odorosa, recôndita, vasta como a mesa celeste, íntima como a mesa materna, grata ao paladar, engenhosa, profusa, profícua.

O tema do livro não é gastronomia é religião mesmo, mas é uma leitura cheia de sabores para melhor degustarmos a compreensão da fé mística no século XXI. Boa leitura.

7 comentários:

  1. Oi, Osvaldo.
    Seu texto é magnifico. Em vista disto, vou ver se o encontro por aqui.
    Boa permanência nessa terrinha iluminada, prazerosa de se ver, de sentir seu cheirinho e de degustar os deliciosos manjares do céu.
    Meus votos de Feliz Natal para você e Rosinha em solo português.
    Maria Thereza

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!!

    Um feliz Natal e abençoado 2015.
    Abraço,
    Lilian.

    Lilian T. Boettier da Motta
    Secretaria Compartilhada Ciências da Comunicação

    Unisinos

    ResponderExcluir
  3. Trigueiro
    Gostei da postagem.
    O livro parece bem interessante, hein.
    Vou divulgar.
    Feliz natal para você, Rosinha e família.
    Muita saúde, paz e realizações em 2015.
    Continuemos em contato.
    Grande abraço.
    Erica

    ResponderExcluir
  4. A mais recente edição da revista "Estante", considera "A Mística do Instante", de José Tolentino Mendonça, um dos 10 livros «imperdíveis» de 2014 na área da não ficção.

    ResponderExcluir
  5. «A vida é o imenso laboratório para a atenção, a sensibilidade e o espanto que nos permite reconhecer em cada instante, por mais precário e escasso que este seja, a reverberação de uma fantástica
    presença: os passos do próprio Deus.»

    in A Mística do Instante

    ResponderExcluir
  6. Autor selecionado nos exames nacionais de Português 2015

    ResponderExcluir
  7. José Tolentino Mendonça acaba de ser galardoado com o Prémio literário Res Magnae 2015, um importante prémio italiano atribuído no campo da ensaística. A obra distinguida do autor português é “A Mística do Instante. O tempo e a promessa”, editada primeiro pela “Paulinas Editora” no final de 2014, e recentemente traduzida em Itália pela prestigiada editora “Vita e Pensiero”. Com esse livro, José Tolentino Mendonça ocupou por algumas semanas o Top de Vendas nacional e alcançou números absolutamente invulgares para uma obra de ensaio em Portugal, dezassete mil exemplares, afirmando-se como um dos autores mais seguidos do panorama português. Os direitos internacionais da obra estão, além da Itália, vendidos para os Estados Unidos e Canadá, Brasil, Filipinas, República Checa, Espanha e França. A cerimónia de entrega do Prémio literário Res Magnae 2015 ocorrerá no dia 19 de Novembro, na cidade de Roma.

    ResponderExcluir