quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Patos comemora 110 anos de cidade

Hoje acordei com uma saudade danada da minha querida Patos, que chega aos 110 anos de elevação à categoria de cidade, como um importante polo de desenvolvimento do Estado e como sede Geoadmistrativa da 6ª Região que converge mais de 22 municípios. Patos, com seus mais de 100 mil habitantes é, também, um centro de referência de ensino médio e universitário, mas que ainda sente a falta de um museu e um teatro que dignifique a produção e divulgação artística da cidade e até mesmo da região.
Entravam prefeitos e saiam prefeitos, promessas e mais promessas eram feitas e a cidade ia ficando adulta e omissa em relação ao seu desenvolvimento cultural. Não podemos compreender desenvolvimento socioeconômico e educacional fora do contexto do desenvolvimento cultural. Ou seja, educação e cultura são coisas indissociáveis, estão imbricadas uma na outra.
Acordei sim, com uma saudade danada e por não estar lá para ser testemunha ocular da assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Teatro Municipal Governador Ernani Satyro. São 110 anos de elevação à cidade e foi na casa da Rua Pedro Firmino de número 110, bem em frente ao Cine Teatro Eldorado, que nasci e passei um boa parte da minha vida, assistindo e dando a minha contribuição, mesmo que pequena, ao desenvolvimento cultural da minha querida Patos das Espinharas. Foi no Eldorado que com o Teatro Amador de Patos, e a colaboração e grande incentivo do “seu” Agripino Cavalcanti, encenamos várias peças como "Canudos", “Auto da compadecida”, “Cuidado senão eu conto”, “Morte e vida Severina”, entre outras.

Parabéns prefeita Francisca Motta por importante atitude. O seu nome ficará na história da cidade por muitas gerações e por corrigir essa lacuna na área cultural.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário